06 abril 2017

COMO CUIDAR DOS CABELOS APÓS TIRAR AS TRANÇAS BOXBRAIDS (CRESPOS E CACHEADOS)

Como cuidar dos cabelos APÓS tirar as tranças
Os cabelos crespos, assim como qualquer outro tipo de cabelo, exigem uma rotina de cuidados específica, que recupere e reponha os nutriente que ele não tenha, ou mesmo tenha em menor quantidade, como a oleosidade natural das pontas, por exemplo. 
Após um longo período usando as boxbraids (tranças de lã, tem post no blog e vídeo no canal ensinando a fazê-las), é preciso caprichar nos cuidados. No tempo em que os cabelos estão protegidos pelas tranças, ao mesmo em que não recebem agressões externas como poeira, poluição e, em menor grau, o sol, os cabelos também ficam sem receber água e nutrientes fundamentais para a sua saúde, principalmente nossas amadas umectações, na mesma proporção. Então, na hora que as tranças saem de cena, é hora de caprichar nos cuidados para o cabelo voltar a ter aquele aspecto saudável.
Ao tirar as tranças é preciso se preocupar, geralmente, com reposição de óleos e água, ou seja, nutrição e hidratação, então aí vai uma listinha de tratamentos que recomendo para os cuidados nesta fase:

UMECTAÇÃO NOTURNA com óleos ou manteigas é o primeiro passo. Noturna por ser um período que o cabelo vai absorver melhor a umectação e pode durar mais tempo sem se expor ao sol. Então, capriche nos óleos e no maior tempo possível para que o cabelo possa sugar, ao máximo, aqueles nutrientes. De preferência, use as manteigas vegetais, já  tem post aqui no blog explicando a utilidade, a função de algumas e falando dos benefícios delas para nossos cabelos crespos e os cacheados.

NADA DE PENTE para desembaraçar logo após tirar as tranças, ok? Normalmente perdemos de 100 a 150 fios de cabelos todos os dias, então, quando você tira as tranças você vai perder 150 vezes a quantidade de dias que você ficou com elas. É muito cabelo, não é mesmo? Mas, mais do que isso, eles já estão soltos e ficaram presos ali entre o fim da sua raiz e o começo da trança, tentar pentear normalmente nesse momento, é pedir para arrancar muito mais cabelo que o necessário, portanto, nada de pente até os cabelos estarem completamente desembolados, de forma suave, de preferência utilizando apenas os dedos. Nossos fios, geralmente, são finos, embolam mesmo e é preciso preservá-los nesta hora.

FAÇA PRÉ-POO ANTES DE UTILIZAR O SHAMPOO, os cabelos que estavam trançados, como já foi dito, estão há bastante tempo sem receber o  tratamento adequado e, geralmente, os shampoos tem um efeito mais agressivo sobre os fios, por isto a necessidade de redobrar a proteção. O pré-poo, que normalmente é feito com cremes que podem ser usado também para co-wash, ajuda ainda há facilitar a limpeza dos fios, começar a desembolar e ir tirando os fiozinhos que já soltaram da raiz mais ainda estão presos ao comprimento dos cabelos.

CAPRICHE NA NUTRIÇÃO! Por mais que o cronograma capilar comece com a hidratação na maioria dos calendários recomendados, neste momento o que nosso cabelo precisa é de nutrição (claro, existem exceções e você precisa observar o seu cabelo para saber se faz parte delas). Então, escolha uma máscara, de preferência que não tenha óleos minerais, para ajudar seu cabelo à recuperar a definição e a maleabilidade naturais.

FINALIZAR É IMPORTANTE, por mais que algumas meninas prefiram deixar os cabelos respirarem um tempo sem creme para pentear, a proteção solar é importante nesta hora. As tranças não estragam os cabelos, mas, foram mais dias que o normal sem tomar sol, então continuar protegendo os cabelos das agressões naturais é super importante.

Quer dicas de quais produtos usar? Tem vídeo no canal mostrando os que utilizei e contando um pouco do passo-a-passo deste cuidado imediato pós tranças.

2 comentários:

  1. to amando a pagina mas muiito perdida em relacao do q fazer depois d tirar as tranças pq n quero passar mas nenhuma quimica

    ResponderExcluir
  2. Tirei as tranças ta crespo de mas o que faço

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!