04 abril 2017

SAIBA QUAIS SÃO OS MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS OFERECIDOS PELO SUS

Métodos Anticoncepcionais fornecidos Pelo SUS
Por mais incrível que possa parecer, muita gente não faz ideia de que muitos métodos anticoncepcionais possam estar disponíveis GRATUITAMENTE pelo SUS. É claro que em alguns municípios onde a situação da saúde pública é mais precária, é complicado encontrar uma variedade de métodos mas, via de regra, o MINISTÉRIO DA SAÚDE em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, vai buscar fornecer métodos contraceptivos para a população (pobre ou rica), bem como reuniões de planejamento familiar para orientar sobre o melhor método à ser escolhido pela família.
Entre os métodos anticoncepcionais oferecidos gratuitamente pelo SUS, está o preservativo masculino (camisinha) que é um dispositivo de barreira (ou seja, impede o contato do espermatozoide com o útero e uma possível fecundação do óvulo), mas mais importante que isto é o fato da camisinha impedir o contágio de Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DST's. Junto com a camisinha feminina, são os DOIS ÚNICOS MÉTODOS que além de prevenir uma gravidez indesejada, previnem a transmissão de doenças. Por isso a importância do uso, durante TODA A RELAÇÃO, se for usada da forma correta, a camisinha tem uma eficácia de até 98% na contracepção, quando utilizada como único método anticoncepcional. O preservativo também pode ser usado como método combinado ao DIU (saiba mais sobre o diu NESTE POST), por exemplo, aumentando sua eficácia.
Para saber quais são os demais métodos anticoncepcionais oferecidos gratuitamente pelo SUS é só assistir ao vídeo. Além de saber quais são, você ainda aprende um pouquinho sobre o processo de acessar à cada um.
Não se esqueça de compartilhar com as amigas ♥

3 comentários:

  1. Olá, seu blog é lindo! Tenho medo de usar o DIU, engravidar e ter problemas durante a gestação. Já tenho um filho e gostaria de fazer a laqueadura. Poderia fazer um texto/video falando sobre isso? Tipo, com que idade, como conseguir pelo SUS?
    Meu blog: http://le-pimentinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, que tema legal, vou pesquisar pra fazer sim! Então, se por acaso o DIU falhar (o que pode acontecer), o mais indicado é retirá-lo no começo da gestação e pode acontecer de isso interromper a gravidez. É preciso pensar bem nos prós e contras do método. Uma vantagem dele em relação à laqueadura é que o DIU é muito mais facilmente reversível!
      Sobre o post falando do procedimento para laqueadura, vou fazer sim! Abraços! :)

      Excluir
    2. http://www.naveiadanega.com.br/2017/05/laqueadura-um-direito-da-mulher-que-pode-ser-fornecido-pelo-sus.html

      Olha o post aí!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!