07 dezembro 2017

5 FRASES PRECONCEITUOSAS QUE TODA MÃE SOLO JÁ OUVIU NA VIDA

Infelizmente a maternidade traz para a sociedade a sensação de que nossa vida virou algo público, assim todos se sentem no direito de falar coisas e tomar atitudes com as mães solo que parecem quase fanfics (situações inventadas na internet), mas, infelizmente estamos longe de inventar essas situações absurdas que passamos pela nossa condição e mãe junto ao nosso estado civil. Apesar da maternidade não ser um destes "estados" a expressão "mãe solteira" ainda é usada e muito, principalmente no sentido pejorativo e acompanhada de algumas das expressões citadas aqui. Escolhi cinco expressões mais corriqueiras na minha vida, mas, se esqueci de alguma que você também já ouviu, deixe nos comentários.

1 - "E O SEU FILHO FICOU COM QUEM?"

Quem nunca chegou em algum lugar sem o próprio filho ou filha e ouviu esse questionamento, que atire a primeira fralda suja! O curioso é que nunca vemos os pais separados sendo questionados do mesmo, porque as pessoas automaticamente supõem que o filho está com quem tem obrigação, de acordo com a sociedade, a mãe.
Projetado pelo Freepik


2 - "MAS VOCÊ TEM FILHO, COM ESSE CORPÃO? NEM PARECE!"

Essa é um combo de coisas horríveis que é difícil até começar as criticas mas, vamos lá: existe um corpo de mãe? Para eu ter "cara de mãe" (que cara seria esta?) vocês esperam um tipo de corpo específico? Ou, pior ainda, vocês associam a maternidade, principalmente solo, a "estragar" o corpo da mulher? Cuidado, hein, isto não é elogio.
Fundo fotografia desenhado por Kues1 - Freepik.com

3 - (NA ENTREVISTA DE EMPREGO) "E QUEM FICA COM SEU FILHO DURANTE O TRABALHO? NÃO VAI PRECISAR FALTAR PARA LEVAR AO HOSPITAL?"

Bom, o incomodo está explícito na frase, mais uma vez uma pergunta que nunca é feita aos pais, porque a sociedade tem normalizado de que todas estas responsabilidades são da mãe e uma mulher que cria uma criança sozinha, principalmente, está automaticamente condenada a ter isso considerado um "problema no seu currículo", afinal, criança vive "dando defeito", não é mesmo?
Projetado pelo Freepik


4 - "EU NÃO VOU ASSUMIR UMA MÃE SOLTEIRA!"

Eu não vou nem falar da vontade de matar diante de uma frase destas, mas, tentarei explicar brevemente onde se encontram os absurdos. Homens ou mulheres que namoram pessoas que tem filhos precisam entender que, geralmente, essa criança já é filha ou filho de outra pessoa também, ou seja, mães solos não estão procurando "pai ou mãe" para os seus filhos, estão procurando um ou uma parceira, pai ou mãe a criança já tem e você não precisa se preocupar. Outra coisinha muito importante de se dizer é que MÃE NÃO É ESTADO CIVIL, portanto, você vai estar, no máximo e se a pessoa quiser, assumindo uma mulher que também é solteira e também é mãe, mas, isto não é o todo desta mulher, acredito.
Projetado pelo Freepik


5 - "VOCÊ DEVERIA APROVEITAR A CHANCE DE FICAR COM O FULANO, VOCÊ É MÃE SOLTEIRA, NUNCA SE SABE QUANDO VAI TER OUTRA OPORTUNIDADE..."

Porque a mãe solo vive de escapadelas e oportunidades aleatórias, não é mesmo? Não, não é não! Viver nossa vida fora da maternidade também é um direito nosso e, mais do que isto, ser mãe solo não te coloca automaticamente implorando por qualquer chance de relacionamento que aparecer, as coisas não funcionam assim só porque você se tornou mãe, não é uma condição automática e associar a maternidade solo ao desespero é no mínimo desonesto.
Projetado pelo Freepik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!