17 dezembro 2016

CB NEGRAS BH: SOZINHAS SOMOS FANTÁSTICAS E JUNTAS SOMOS IMBATÍVEIS!

O primeiro Clube de Influenciadoras Digitais Negras, do País!
Neste mês de Outubro, o Clube de Blogueiras Negras de Beagá completou seu primeiro ano. Oficialmente comemoramos no dia 16/10/2016, mas o projeto começou um pouco antes disto, no dia dois de outubro de 2015, hoje aqui no blog você vai saber um pouco mais sobre o projeto.
Por vezes percebemos que está centralizado no eixo Rio-Sampa, o maior número influenciadores digitais conhecidas pelo Brasil inteiro, há claro outras blogueiras e YouTuberes espalhadas por todo o pais e com bastante visibilidade mas, a maioria está nestes dois estados. Não menos importantes, nós de BH e região metropolitana, também trilhamos caminhos nas redes e vínhamos desenvolvendo um bom trabalho. Mas, então, onde estavam estas influenciadoras digitais negras de Belo Horizonte? Claro que aqui, estou falando de um grupo de blogueiras inseridas declaradamente num recorte racial e que, militantes ou não, reconhecem este posicionamento. 
Com cada vez menos espaço na mídia convencional, mulheres negras resolveram então ser a própria representatividade, criando blogs, canais no YouTube e produzindo conteúdo de qualidade, visibilidade para estas mulheres é bem mais complicado, não basta ter números expressivos, é preciso também abrir este mercado no peito e na raça.
Assim, surgiu a ideia do Clube de Blogueiras Negras de Beagá, com o propósito de reunir influenciadores digitais de Belo Horizonte e Região Metropolitana que estivessem, além de produzindo um bom conteúdo, dispostas a abrir caminho "no peito e na raça", como mídia negra de Belo Horizonte. O Clube de Blogueiras Negras de Beagá hoje funciona como uma ponte entre estas influenciadoras digitais e clientes que buscam este tipo de mídia para trabalhar e vender seus produtos ou serviços, mas com um diferença importante: a ancestralidade destas blogueiras e youtuberes, não está à venda neste projeto! O Clube De Blogueiras Negras de Beagá, não vende, determina as ideias ou a opinião de cada blogueira, assim como não exige nenhum posicionamento ideológico das integrantes, muito embora o Clube de Blogueiras Negras de Beagá exista também, para despertar o pensamento critico tanto nas suas integrantes quanto em nossos seguidores.
O projeto, começou com mais três pessoas que abraçaram esta ideia: Sheila Matias, blogueira e Youtuber do Blog 'Negras do Brasil'; Ricardo Lima, Publicitário, Social Media, Blogueiro e Youtuber; Nayara Garófalo, Revisora, Professora e Blogueira do 'TW: Preta!'. Profissionais que, assim como eu, acreditaram naquele momento que uma mudança se fazia necessária e que coletivamente seria o caminho mais inteligente à ser seguido. Em outubro de 2015 o Clube de Blogueiras Negras de Beagá começou a ganhar forma e corpo, neste inicio não tínhamos ideia da dimensão que o projeto tomaria, se consolidando como o primeiro Clube de Influenciadoras Digitais Negras, do país. No inicio do clube a ideia era, apenas, juntar e profissionalizar o trabalho das blogueiras negras da nossa cidade, uma vez identificado que estávamos realizando bons trabalhos mas, de forma isolada e muitas das vezes, sem a qualidade técnica necessária para sermos reconhecidas como profissionais. De lá pra cá, promovemos Workshops profissionalizantes dentro do nosso campo de atuação e vimos o conteúdo de cada blogueira alcançar níveis surpreendentes.
Além da experiência conquistada com o tempo e com os workshops, é possível perceber de forma escancarada, em nós que fazendo parte deste projeto, o desenvolvimento critico, técnico, gráfico e profissional alcançou níveis fantásticos. O clube conta hoje com 8 influenciadoras digitais (você pode conhecer cada uma clicando aqui), cada uma desenvolvendo um trabalho tecnicamente superior ao que desenvolvia há pouco mais de um ano atrás, tanto em seus blogs, quanto em outras plataformas que seus trabalhos ocupam. E isto leva indiscutivelmente à um nível mais alto do trabalho do coletivo que, deixou de contar com blogueiras que estavam reunidas para deixarem de ser amadoras, para evoluir dentro do profissional. 
O Clube de Blogueiras Negras de Beagá hoje é uma empresa, que busca levar cada uma de suas blogueiras para mais próximo das marcas, clientes, parceiros e patrocinadores e, também, dar meios para a que cada uma destas blogueiras consiga produzir um conteúdo de qualidade para devolver ao público e aos parceiros e patrocinadores. Sem nunca nos esquecermos que estamos compondo uma parte importante do recorte social e, como tal, temos a obrigação de pensar neste recorte no momento de desenvolver o nosso trabalho. Depois de feita a ponte, o trabalho é responsabilidade de cada uma delas, em fortificar e manter as parcerias. 
No site do Clube se Blogueiras Negras de Beagá, você encontra mais detalhes: como fazer parte, as blogueiras que fazem parte do projeto e perguntas frequentes. É só acessar para saber um pouco mais!
E se você gostou da ideia mas é de outra cidade, que tal criar o seu próprio projeto? O Clube se Blogueiras Negras de Beagá existe também para estimular outros grupos de influenciadoras digitais negras à se organizarem e colocarem a mão na massa, então que tal se inspirar, juntar as blogueiras negras próximas à você e trabalharem juntas? Digo por experiências própria: sozinhas cada uma de nós faz trabalhos fantásticos, mas juntas, somos imbatíveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!