07 maio 2017

VAGINA TEM CHEIRO, COR, GOSTO E ISSO NÃO É UM PROBLEMA - SE TOCA!

Tem certas coisas que ninguém nos conta sobre a nossa vagina ou a higiene íntima, seja por vergonha, por tabu ou por achar que "isso todo mundo sabe", daí informações importantes acabam não sendo passadas como deveriam e muitas mulheres cometem erros que, apesar de simples, podem prejudicar muito a saúde íntima. Então, o post de hoje é reunindo informações, que eu considero, mais importantes quando o assunto é VAGINA! Vagina, "pepeca", "perereca", boceta, "larissinha", os nomes são vários, mas o mais importante é que: se cuidar direitinho, ela não vai te trazer problemas.
Vivemos numa cultura misógina, que ensina para as meninas desde pequenas que a vagina é algo sujo, promíscuo, com frequência associada ao mau cheiro, por exemplo, e isso só reforça vários mitos sobre nós mulheres. 

VAGINA TEM CHEIRO DE VAGINA. Como diria uma amiga, "quer cheirinho de flor, vai lamber sabonete!" A nossa vagina tem o cheiro mais parecido com o último alimento que a gente comeu, sabia? Pois se você, assim como eu, ama cebola, corre sérios riscos de terminar o dia, ou a noite, com a vagina com cheiro e gosto de cebola. O cheiro da vagina só deve preocupar quando for muito forte e, geralmente, acompanhado de corrimento com cor anormal, esverdeado ou amarronzado, por exemplo. Do contrário, vagina tem cheiro e a gente precisa passar a admirar e não repudiar.

MULHERES ADULTAS TEM PELOS, e o seu parceiro, ou parceira, precisa aprender a lidar com isso. Não vamos discutir aqui o gosto pessoal de cada mulher, tem mulher que gosta de arrancar todos os pelos e isso é uma escolha de cada uma, mas vamos discutir o fator saúde: ISTO NÃO FAZ BEM! A parte externa da vulva é coberta por pelos não por um simples capricho da natureza, mas por proteção, arrancar estes pelinhos pode trazer alergias e problemas ligados à alteração da flora natural da vagina. Cremes depilatórios, ceras e, principalmente, a lâmina de barbear, podem expor esta parte tão sensível do nosso corpo à bactérias que nosso organismo vai levar bastante tempo para se defender. Já pensou em usar a boa e velha tesoura para aparar os pelos? Pois é, pode ser uma excelente alternativa, para quem não gosta de muitos pelos na região. 

ESQUEÇA OS SABONETES ÍNTIMOS, a vagina é autolimpante! Pois é isso mesmo, nós mulheres somos uma máquina quase perfeita e, se sua saúde estiver ok, imunidade funcionado ok, sua vagina fará o trabalho sem você precisar jogar produtos químicos pesados nela. A lubrificação natural (sim, a vagina é naturalmente molhada, aumenta quando estamos excitadas e varia de acordo com o período do seu ciclo, mas ela é naturalmente lubrificada) e a flora vaginal são responsáveis por mantê-la limpa na medida certa e, o excesso de limpeza pode desequilibrar sua flora, fazendo você girar em torno do problema. Talvez usar muito sabonete íntimo, deixe o cheiro da sua vagina anormal e aí, você vai ser um cachorro correndo atrás do rabo, tentando resolver um problema que você mesma está causando.

A VAGINA PRECISA RESPIRAR, então estes protetores diários não fazem bem, ok? O mais indicado pela maioria dos médicos, é calcinha de algodão, ou melhor ainda, sem calcinha e deixar a nossa amiga respirar aliviada. Muitas mulheres usam absorventes comuns durante o período menstrual e é exatamente o confinamento que deixa aquele "cheirinho" desagradável durante este período. É por isso que os coletores menstruais estão tão na moda, além de economizar e ajudar o planeta, evitam que a vagina passe vários dias da semana confinada naqueles absorventes descartáveis. Então, sempre que puder, tente dormir sem calcinha e com uma peça de roupa que não abafe esta parte do corpo.

LUBRIFICANTE TEM DE SER SEMPRE À BASE D'ÁGUA, caso a lubrificação natural não esteja lá estas coisas. Como já dito antes, a vagina se auto limpa e se auto lubrifica, mas as vezes é preciso dar uma ajudinha para a natureza na hora do sexo, por exemplo. Escolha então lubrificante, preferencialmente, a base d'água que não vai alterar a flora natural da vagina, podendo causar alergias e outras doenças.

NADA DE LAVAR A CALCINHA NO BANHEIRO E DEIXAR SECAR NO BOX, por mais que pareça prático, este costume pode lhe render sérios problemas. Como já foi explicado, nossa vagina possui uma flora natural e como todas as mucosas do nosso corpo, também tem suas próprias bactérias "do bem", lavar a calcinha no box e deixar secar nesse ambiente CHEIO DE BACTÉRIAS NOCIVAS, úmido e quente, é pedir para que suas calcinhas se tornem vetores de doenças. Calcinhas precisam se bem higienizadas, com sabão neutro, nada de sabão em pó ou amaciante perfumado e secarem, preferencialmente, ao sol. Algumas mais exigentes costumam passar a ferro, mas secar ao sol costuma ser suficiente.

Muitos outros mitos em relação ao nosso corpo são perpetuados diariamente e, cabe a nós mulheres, espalhar as informações para desfazer todos estes enganos e facilitar a vida das amigas. Se você tiver mais dúvidas que não foram respondidas neste post, pode encaminhar no e-mail do blog: nvdnega@gmail.com, vou atrás de pesquisar e publicar por aqui.

15 comentários:

  1. Menina tinha coisas que eu nem sabia.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,para mim é uma surpresa sobre o cheiro de comida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é engraçado? Nunca havia pensado sobre isso também, quando descobri foi uma surpresa e tanto

      Excluir
  3. Pelo amor de Deus, eu tô fazendo tudo errado. O pior é que eu sabia destas informações todas mas sempre MORRO de preguiça de mudar os hábitos. SÉRIO! Me sinto péssima sem sabonete íntimo, porque acho o sabonete neutro que usamos no banho muito "ácido" e pesado. Vou nem dizer quanto a depilação porque só Jesus pra me defender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkk! Tô rindo! Jesus não vai te defender, porque na época dele não tinha cera quente! HOAHOHAOHO. Miga, é um exercício de mudança de hábito, vai que dá!

      Excluir
    2. Brinca com o nome de Deus depois vc chora

      Excluir
  4. Quero ter cheiro de doce... Muito bom, gostei desse post, sou adepta de protetores diários, vou evitar.

    ResponderExcluir
  5. que texto delicinha em todos os sentidos <3 dicas preciosas e o que me deixou mais feliz nisso é que eu faço todas essas dicas de forma natural, uso tesourinha, durmo de ciroulas bem largas pra deixar rolar uma brisa noturna por lá...coisas valiosas, que bom que bom!

    ResponderExcluir
  6. Eu simplesmente não aceito minha vulva. Lavo bem, passo sabonete, esfrego, tiro os pelos com cera sem sucesso. Fui ao médico e ele diz que tá td normal, mas odeio o cheiro e visual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinto muito por isso, miga. Já pensou em terapia? Talvez te ajude a elaborar isso.

      Excluir
  7. Olá, sua fisioterapeuta e amei seu texto. Irei fazer até uma publicação no meu Instagram. E vou até indicar a leitura de sua publicação para as minhas seguidoras e pacientes. Isso se você permitir, e claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade, basta apenas dar os créditos! Um abraço!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!