Cabelo Crespo

FAQ: COMEÇANDO DO ZERO: FINALIZAÇÃO, VOLUME, DEFINIÇÃO E FATOR ENCOLHIMENTO

outubro 06, 2016

Quando começamos a nos aventurar no mundo das crespas e cacheadas, talvez não seja a maior preocupação, saber a forma de finalizar, pelo falo de o cabelo estar bem curtinho ainda, mas, com o passar do tempo, o cabelo cresce (e cresce mesmo, sem neuras) e começa a surgir a preocupação de como finalizar da melhor forma, para conseguir o melhor efeito. 
De cada dez perguntas que recebo, sete são sobre a forma de finalizar o meu cabelo, sobre como conseguir volume, definição e reduzir o fator encolhimento, então hoje, é dia de tirar estas dúvidas e, se der tempo, nesta semana vai ao ar no canal um vídeo sobre a minha forma favorita de finalizar o meu cabelo crespo.

Quantas vezes por semana, deve-se lavar os cabelos crespos/cacheados?
Cabelos crespos e cacheados tendem a ser mais secos nas pontas do que na raiz, por vezes, muito oleosos na raiz, fazendo com que seja inevitável lavar menos de uma vez na semana. No meu caso, lavo no máximo duas vezes por semana, para evitar o ressecamento das pontas e ainda assim, manter o couro cabeludo higienizado. Na hora de decidir quantas vezes por semana, você irá lavar seus cabelos, leve em consideração o estado do fio, se o cabelo estiver muito fragilizado, lavar menos pode ser melhor, já que o cabelo molhado fica mais sensível. Lembrando que, é importante ao menos hidratar a cada vez que você usar shampoo, principalmente se ele contiver sulfato na fórmula.

Na hora de lavar, melhor água fria, morna ou quente?
Depende da intenção da lavagem para escolher entre água fria ou morna, mas água quente demais nunca é bom, evite! Na hora de lavar os cabelos para "depositar" algo nas camadas internas, como, uma hidratação por exemplo, prefira a água morna pois ela ajuda a abrir as cutículas dos fios, permitindo que o produto penetre melhor no cabelo. Já para fechar estas escamas e ajudar os fios a reter a hidratação, prefira água fria. 

Como deixar o cabelo volumoso?
Primeiro é importante saber que, cada cabelo tem seu volume, mas isto pode variar de acordo com a foma de finalizar e com a quantidade de dayafters que você se deixa ter. Mas para deixar o cabelo volumoso, algumas dicas podem ajudar:
Menos é mais, quanto menos creme você usar, mais volume vai conseguir, só que neste caso, com menos definição.
Pente garfo depois do cabelo seco, garfe como se não houvesse amanhã! Se você não abre mão da definição, mas quer volume na raiz, invista nesse acessório. O pente garfo serve tanto para quem tem o cabelo curtinho, quanto para quem já tem o cabelo maior, mas quer volume na raiz. Não é preciso levar o pente por todo o comprimento, para não "desmanchar" os cachos. Depois do cabelo seco, mas com cuidado, é possível levantar toda a raiz e manter a definição. 
Secar de ponta cabeça, pode parecer uma ideia maluca mas funciona, se você é daquelas que seca os cabelos crespos/cacheados, utilizando o secador, tente fazer isso com os cabelos para baixo, pode ter certeza que vai ter volume, sim.

Como diminuir o fator encolhimento?
Antes de tudo, cabelo crespo/cacheado encolhe, isto é um fato imutável para os cabelos naturais, mas existem formas de encolherem menos, isto é verdade. Manter a definição do cabelo e diminuir o fator encolhimento é um pouco mais complicado, mas, algumas técnicas podem ajudar:
Gel líquido para finalizar, o mais famoso deles é o da Capicilin, Relaxante Natural, que apesar deste nome, não possui em sua composição nenhum agente químico que altere a estrutura interna dos fios, mas ajuda a deixar o cabelo mais "soltinho", fazendo com que ele encolha menos. Vários produtos similares chegaram recentemente ao mercado, vale testar para encontrar o que funciona melhor no seu cabelo.
Fitagem também é uma alternativa para aquelas que querem a combinação, mais definição e menos fator encolhimento, super funciona. Mas, atenção, esta técnica de finalização é uma das que mais retira o volume dos cabelos, sendo assim, para ter um cabelo com um volume legal, só lá pelo terceiro ou quarto dayafter.

Se você ainda não conferiu o primeiro post da série FAQ - Tirando dúvidas básicas, só CLICAR AQUI. E, fique atento, o próximo post é para tirar dúvidas, sobre transição e também apresentar uma listinha básica de produtos, para cuidar dos cabelos crespos/cacheados, sem gastar muito. 

Você também pode gostar disso

0 comentários

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!

FACEBOOK

RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL