05 outubro 2016

FAQ: COMEÇANDO DO ZERO: APRENDENDO A CUIDAR DOS CABELOS CRESPOS E CACHEADOS

Quem está a muitos anos nessa vida de cuidados e rotinas com o cabelo crespo ou cacheado, por muitas vezes se esquece que, a gente sempre começa de algum lugar e talvez, sem saber nada. Por isto reuni no post de hoje, perguntas simples, mas que para quem está começando, podem ser muito importantes. Não se esqueça, ninguém nasceu "a especialista" em crespos, cachos e cuidados.
FAQ: COMEÇANDO DO ZERO: APRENDENDO A CUIDAR DOS CABELOS CRESPOS E CACHEADOS
Parei com a química e gostaria de saber qual o meu tipo de cabelo. Dá para saber?
Normalmente não. Depois de longos períodos fazendo química de transformação nos cabelos, eles precisam de bastante tempo para voltarem ao normal, além disto, seu cabelo vai mudar muito depois de retirar toda a química.

É obrigatório cortar toda a química de uma vez?
Não. Você escolhe como e quando serão feitos os cortes. Isso só vai depender do seu bem-estar.

Não fazia química mas, escovava os cabelos toda semana. Preciso fazer transição?
Talvez. O uso constante do secador e a chapinha podem alterar a estrutura do seu cabelo, permanentemente. Em alguns casos, o cronograma capilar pode ajudar a reverter o processo, mas em outros, apenas a famosa tesoura vai lhe devolver os cachos.

E o que é cronograma capilar?
É basicamente, uma rotina de cuidados semanais com os cabelos, para repor  água, óleos e queratina que perdemos naturalmente, usando máscaras capilares para manter os cabelos saudáveis e bonitos.

O que são máscaras capilares?
São cremes para o cabelo com enxágue que, dependendo da sua composição, vão tratar de um ou vários aspectos do seu cabelo. Máscaras recomendadas para cabelos secos, por exemplo, geralmente tem componentes hidratantes, já máscaras recomendadas para cabelos ressecados, tem óleos em sua composição.

Quais as fases do cronograma?
Hidratação, nutrição e reconstrução. A frequência de cada etapa, vai depender das necessidades do seu cabelo. 
- Hidratação: reposição de água. Devolve a viço natural aos cabelos, deixando-os com aparência saudável e brilhante,
- Nutrição: reposição de óleos. Devolve a maleabilidade, sedosidade e toque suave aos fios. Principalmente os cabelos crespos, que tem dificuldade em levar a oleosidade da raiz até as pontas, por isso a nutrição é tão necessária. O resultado, são cabelos macios e definidos,
- Reconstrução: reposição de componentes estruturais. Queratina e colágeno, são as principais bases dos cabelos, nesta fase do cronograma precisamos repor esses componentes. Devolve a massa, firmeza e força aos fios. Não deve ser feita mais de 3 vezes por mês, mesmo considerando cabelos extremamente danificados. O resultado são cabelos fortes, encorpados.

O que são as técnicas de no/low pop e co-wash?
NO POO significa abolir o shampoos de qualquer tipo, da sua rotina capilar. 
LOW POO significa abolir os shampoos que contem sulfatos, desta rotina de cuidados.
CO-WASH significa lavar os cabelos com condicionador, ou creme equivalente.

Como se lava, os cabelos crespos e cacheados?
Assim como qualquer tipo de cabelo, usando água e shampoo (ou cremes específicos no caso do co-wash). Dê preferência à água morna/fria, à shampoos menos agressivos com ativos hidratantes em sua composição e que não contenham sem sal.

O que significa "finalizar o cabelo"?
Significa deixá-lo pronto, após o processo de lavagem. Cada uma faz este processo de uma forma: usando creme de pentear, fazendo fitagem, com secador ou simplesmente, deixando secar naturalmente.

O que é fitagem?
Finalizar os cabelos passando creme em mechas finas, mecha por mecha e com uma quantidade considerável de creme, para garantir maior definição e controle do volume.

O próximo post será com dúvidas sobre finalização para dar volume e, reduzir o fator encolhimento. Aproveite para fazer sua assinatura do blog e, receber a notificação do próximo post. 

2 comentários:

  1. Ótimo post Lívia. Mas na parte de máscaras capilares seriam com enxague não?
    Conheço seu blog a pouco tempo, então n sei se tem post disso: essa cor são mechas? Vc que fez? Fale dessa cor linda de cabelo omg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, seja bem-vinda!
      Então, é com enxágue mesmo, ato falho, pensar em cremes de pentear e falar sobre creme de hidratação! Obrigada pela toque!
      Sobre o cabelo, nossa, meu cabelo é um mistério até para mim. Ainda não tem post aqui no blog, mas vou fazer um sobre. Basicamente, ele era vermelho, eu descolori, passei desamarelador e nunca mais mexi, isso já faz mais de seis meses. Hoje ele está desta cor, que eu não faço ideia de qual é, rs! só sei tá linda e eu não consigo pensar em mexer... HAHAH Obrigada viu?

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!