21 agosto 2016

NEGRAS SE ACHAREM BONITAS, É UMA AFRONTA!

NEGRAS SE ACHAREM BONITAS, É UMA AFRONTA! (Foto: Raphael Calixto)
Você pode até não saber, mas uma das ofensas mais recorrentes que nós mulheres negras cometemos contra a sociedade eurocêntrica e racista é: NOS ACHAR BONITAS! Não há nada mais intrigante e até mesmo ofensivo para esta parte da população, do que mulheres negras que se aceitam, se amam e gostam MUITO do reflexo que vêem no espelho. 
Ao longo de centenas de anos, nós mulheres negras fomos ensinadas que todos os nossos traços naturais precisariam de algum tipo de correção: nosso nariz é muito largo, nossas ancas muito grandes, nossos cabelos muito "duros" e por aí vai. E enquanto a sociedade conseguiu manter a maioria de nós neste lugar de "peças que precisam de reparos" a coisa seguiu muito bem, na mais santa paz!  É muito mais fácil controlar um grupo de mulheres que se sente diminuído e "exótico" o tempo todo, esse grupo passa mais tempo tentando se adequar do que tentando descobrir a sua real beleza.
As mulheres negras são criadas em meio à diversos comentários pejorativos, que fazem questão de lembrar sempre que este lugar não é nosso, afinal não é este o significado de exótico? "Criatura não pertencente a tal lugar" e, crescer com a sensação de que suas características naturais são a parte "mais feia" do mundo é realmente enlouquecedor.
NEGRAS SE ACHAREM BONITAS, É UMA AFRONTA! (Foto: Raphael Calixto)
Não são raros os casos de ofensas gratuitas na rua, graças a minha estética. E, não pense que eles partem de "monstros" como alguns "não-racistas de internet" costumam dizer, são ofensas que vem de pessoas "comuns", gente que tem cara de normal (na maioria das vezes), ou até mesmo gente próxima. As pessoas ofendem a nossa estética com naturalidade pois, a mesma sociedade que oprime a mulher negra é a que liberaliza o comportamento boçal das pessoas racistas. A última ofensa gratuita e pública que sofri (última até hoje, infelizmente a minha vida não está livre disto), veio de uma mulher branca, acompanhada de um homem negro, que falava aos berros "absurdo esse bando de mulher feia se achando". Sem nenhum pudor, vergonha, medo de ser repreendida ou qualquer outro tipo de medo. As pessoas simplesmente se sentem livres para repreender a mulher negra que ousa se sentir bonita. 
NEGRAS SE ACHAREM BONITAS, É UMA AFRONTA! (Foto: Raphael Calixto)
Felizmente e para desespero também desta indústria, que lucra rios de dinheiro destruindo a auto-estima da mulher negra e depois reconstruindo com seus alisantes e cremes clareadores milagrosos, nós hoje conseguimos resistir a este bombardeio de agressões à nossa estética, à nossa forma e à nossa ancestralidade. Não é fácil, das  gerações que vieram antes de nós muitos ainda não entenderam que nós somos negros, não precisamos parecer com pessoas brancas para sermos bonitos, afinal o padrão de beleza eurocêntrico é só mais um. Mas há muito a ser comemorado, muitas conquistas a serem celebradas, ser negro e se sentir bonita no Brasil É UMA AFRONTA!

4 comentários:

  1. Verdade! Eles se sentem ameaçadas ao ver uma negra de bem com a sua beleza!Sinto isso das mulheres principalmente.

    ResponderExcluir
  2. Eles odeiam quando estamos nos achando. Homem negro acompanhado de mulher branca se sente até superior. Mas então por que se incomodar de estarmos livres w confiantes? Vamos nos achar sim, levantar a cabeça sim, ser cada dia mais lindas 🙂

    ResponderExcluir
  3. Isso é tão triste, tão absurdo! Até quando seremos olhadas com interioridade 🤔 Ainda bem, que estamos "afrontando", pois é isso que tem gerado uma verdadeira revolução na sociedade, principalmente na mídia❤

    ResponderExcluir
  4. È verdade. Já fui chamada de feia na rua várias vezes, por homens inclusive, nos dias que eu estava me sentindo com meu cabelo crespo ao vento. E até hoje as vezes sinto olhares de um certo espanto quando as pessoas no meu trabalho me veem me admirando no espelho, mexendo em meu cabelo. Quase consigo ouvir o pensamento delas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!