03 setembro 2016

INSPIRAÇÃO OU PIRAÇÃO? QUANDO A BUSCA PELO IDEAL PASSA DOS LIMITES

A busca pelos cabelos que vemos nas fotos das revistas, deixou de ser pelos cabelos lisos e longos passando a ser pelos cachos com volume controlado e definidos. Mas se tem coisa que não mudou é a perseguição desenfreada por um exterior padrão e aceito. Fomos dos lisos aos cachos, vamos chegar à algum lugar?
INSPIRAÇÃO OU PIRAÇÃO? QUANDO A BUSCA PELO IDEAL PASSA DOS LIMITES
Como já contei a vocês aqui no blog, a história do meu cabelo nunca envolveu muita espera ou um longo período de transição, eu fiquei apenas quatro meses entre o último alisamento e o grande corte. Este tempo foi suficiente no meu caso, mas é compreensível que outras meninas levem mais tempo, afinal desprender-se de um padrão eurocêntrico, que nos acompanha desde a infância, não é fácil. O que é preocupante e vem aparecendo com frequência hoje é a busca por um novo padrão: o cacho perfeito e o cabelo grande, muito grande!

Não é do dia para a noite que você faz o big chop e acorda uma Rapunzel de Black; a paciência, o amor e o cuidado são ingredientes fundamentais para que seu cabelo se desenvolva e você possa chegar ao SEU PADRÃO de beleza, se é que precisamos de algum padrão para ser felizes. 
Na perseguição para o cabelo ideal, quando ele deixa de ser liso e passa a ser crespo/cacheado, esbarramos em fatos importantes e cruciais como o de que nem toda mulher é cacheada, nem todo cacho é igual, nem todo cabelo tem cacho e não é perfeito só se tiver cacho!

Outro ponto que merece ser citado é, cada cabelo tem seu ritmo de crescimento e está liberado fazer quantos projetinhos de crescimento você quiser ou seu bolso aguentar, o que não está liberado é se tornar escrava destas técnicas e colocar o crescimento do seu cabelo acima do seu bem estar. Uma vida saudável e uma alimentação minimamente equilibrada, garantem o bom funcionamento do seu organismo e um crescimento estável dos cabelos. Vez ou outra surgem técnicas, produtos que estimulam este crescimento e nós podemos usar, mas sem nos tornarmos obcecadas, ok?

Num mundo ideal todas as mulheres aceitariam seu cabelo e sua estética no geral como são, sem perseguir ou almejar algo que é biologicamente impossível, mas como sabemos de ideal o nosso mundo tem poucas coisas, não é mesmo? Por isso nunca é demais repetir que nós devemos buscar ao máximo atingir o nosso melhor, mas tomar muito cuidado com as "inspirações" que guardamos como objetivo. Seja os cachos perfeitos, as tranças maravilhosas, o black para o alto e lacrador, sempre convém pensar: a minha beleza natural não é melhor que  tudo isto?

Conquistamos a cada dia mais a nossa liberdade, a liberdade de ser nós mesmas, a liberdade de encontrar o "estilo" que melhor nos contempla, mas encontrar essa liberdade nunca deve superar o seu bem estar. Que tal você ser sua própria inspiração a partir de hoje, hein?!

Um comentário:

  1. Ser a própria versão de si mesma,nos tempos que vivemos é um verdadeiro exercício diário,de poder próprio e auto estima ...falou tudo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!