23 fevereiro 2016

CUIDAR DAS CUTÍCULAS AO INVÉS DE CORTÁ-LAS. JÁ PENSOU NISTO?

p.s.: o azul no canto da unha é uma tentativa frustrada de esmaltar, eu não sei definitivamente fazer isso. :D
Eu sempre morri de preguiça de fazer as unhas, não por não gostar da aparência delas feitinhas e pintadinhas mas sim porque sempre me incomodou muito ter que cortá-las. Dói, incomoda, além de expor a nossa saúde a vários riscos que ao meu ver, são desnecessários quando não passa de uma questão estética. Mas, também não dá para ficar com os dedos como de um homem das cavernas só por isso. Então resolvi buscar métodos que resolvessem a aparência das cutículas sem envolver os alicates!
Quanto mais hidratadas suas cutículas estiverem menos visíveis elas estarão e assim você resistirá mais ao alicate e com o tempo a gente vai perdendo aquele "nervoso" de ver a cutícula lá, pois ela está bonita e não prejudica a aparência das unhas. Além disso, cutículas são uma proteção do nosso corpo e retirar esta barreira por mais cuidadosa que você seja pode acarretar sérios problemas a sua saúde. E isto, não vale só para as unhas das mãos pois as dos pés também precisam de hidratação diária para se manterem bonitas, saudáveis tudo isso sem precisar serem cortadas.

Saúde e vida para as suas unhas

O primeiro passo para conseguir abandonar os alicates com certeza é a força de vontade, principalmente se você você diferente de mim é daquelas que corta as cutículas toda semana imagino que vai ser um tanto difícil resistir àquela vontade de ver os cantinhos dos dedos bem vermelhinhos, mas seja forte, será um benefício para a sua saúde!
Uma vez que você para de remover a proteção natural das suas unhas, elas tendem a ficar mais fortes e saudáveis. As bactérias que podem entrar nas portas que abrimos a retirar as cutículas podem enfraquecer e muito suas unhas. Eu mesma enquanto tinha o hábito de tirá-las sempre tive unhas muito fracas que estão se recuperando agora, ainda lascam (e já estou providenciando solução para isto também) mas não quebram com tanta facilidade como antes.

Esfoliação para remover células mortas

Este é um passo importante e a longo prazo o simples ato de esfoliar as cutículas todos os dias vai reduzi-las de maneira drástica a ponto de você passar a vida de unhas feitinhas. É simples, rápido e dá para fazer no banho com uma escovinha de unhas! Isto mesmo, essas que a gente imagina que servem só para tirar sujeira, podem ser grandes aliadas nesta luta para abolir o alicate de vez, durante o banho você pode usar as escovinhas todos os dias e em pouco tempo vai notar a imensa diferença!

Hidratação e Nutrição também para as cutículas

Sim, este talvez seja o ponto mais importante cuidar todos os dias para que as mãos como um todo estejam bem tratadas. A mão ressecada e consequentemente a cutícula vai fazer com que elas estejam sempre com aquela aparência que alguns consideram "desleixo" e o simples hábito de hidratar diariamente pode evitar isto. Tenho usado para hidratação das cutículas dois produtos excelentes: a manteiga de manga 100% vegetal e a Cera Nutritiva de Unhas e cutículas Granado. A cera eu carrego na bolsa para usar sempre que me lembro, o fabricante pede para que usemos no mínimo três vezes ao dia para ter o resultado prometido. Outro ponto importante a dizer, com esmalte ou sem esmalte as cutículas precisam ser hidratadas e estes produtinhos podem ser usados também sob o esmalte, não estragam nem desbotam.

Cuidado, amor e paciência

Não é do dia para a noite que a sua cutícula vai passar a ser linda e comportada após parar de tirar as cutículas, tudo é um processo que demanda tempo mas não desista. Os benefícios de se parar com a mutilação das suas cutículas vão além da economia financeira, podem acreditar! Em breve venho mostrar a evolução das minhas unhas para vocês!

2 comentários:

  1. Menina, se eu te mostrar minhas unhas após começar com estes cuidados você não acredita. Estão muito mais bonitas e saudáveis!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho percebido o mesmo e tô gostando muito de como está ficando. Finalmente conseguindo me livrar dos alicates! =)

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!