21 fevereiro 2016

A MULHER NEGRA MESMO AOS PEDAÇOS, DESPERTA RACISMO

Instagram da Risqué, quantas mãos negras você identifica? Sabia que estas duas mãos negras foram atacadas de forma racista e a marca não se manifestou?

Como disse o Laranjudo, nós somos textões ambulantes mas por vezes é necessário nos traduzir em textos tradicionais para ficar mais direta a abordagem. Mulheres negras incomodam os racistas, mulheres negras incomodam à normalidade branca, mulheres negras incomodam!
Este final de semana a MAC Cosmetics postou em seu perfil oficial os lábios de uma mulher negra com um de seus batons. APENAS os lábios e isto foi suficiente para uma enxurrada de comentários racistas aparecerem "feia, macaca, gorila, nojenta", a maioria destes em inglês e de forma gratuita como sempre, só pelo puro e simples "prazer" de ser racistinha na internet. 
O racismo institucional naturalmente faz com que pessoas com pensamento racista se aproximem das marcas que tem este comportamento mesmo que subjetivamente. Eu explico, uma pessoa racista vai se sentir confortável em acompanhar, seguir nas redes sociais ou mesmo consumir uma marca que não tenha negros em suas representações na mídia isso atraí os racistas que se sentirão "confortáveis" em saber que estarão num ambiente livre de negros, daí quando a marca resolve que entre cem fotos vai postar uma mulher negra é exatamente o que acontece. Os racistas que estiveram alí o tempo todo tranquilo na sua imensidão de fotos dentro da "normalidade" se soltam e se indignam ao ver algo tão "incomum" fugindo da sua até então zona de conforto. 
As pessoas estão acostumadas a esconder atrás da "questão de gosto" o seu preconceito diário e usam isso como desculpa para serem cruéis, o que não se pode nunca esquecer que o que chamamos de gosto, nada mais é do que "construção social" e isso depende muito mais da vivência e da disposição em desconstruir do que dos "olhos de quem vê" como costumam justificar.
Link para a foto: https://www.instagram.com/p/BCDQbOGKITT/?taken-by=risqueoficial
Hoje, foi a vez do racismo institucional ter seus efeitos provados na página da fabricante de esmaltes "Risqué". Naomi Faustino, blogueira no The Black Cupcake teve uma foto repostada no Instagram da marca que faz isso diariamente, várias vezes ao dia em quase 90% das vezes com mãos de seguidoras brancas. No entanto ao repostar a foto da Naomi a página despertou os racistas que já estavam lá por aquilo que expliquei anteriormente, é um ambiente confortável para eles, nunca ou quase nunca terão que ver uma pessoa negra por alí afinal A EMPRESA TAMBÉM NÃO SE IMPORTA COM ISSO. Resultado? Ataques racistas na foto da Naomi Faustino!
E não me venham com este discurso de "em pleno 2016" porque este país está vendo o racismo bater na nossa cara a mais de seiscentos anos e NADA está sendo feito se não por nós mesmos. Aguardamos ansiosamente um posicionamento da risque porque, antes que comecem com o maravilhoso argumento do "mimimi" outra mulher negra já sofreu ataques racistas na página da empresa e o posicionamento foi? Zero! 
Isso é o que acontece quando uma empresa é conivente com o racismo, pessoas são atacadas lá afinal naquele ambiente elas são "exóticas". Todo apoio a Naomi e todas as mulheres negras que podem e devem ter a liberdade de usar e abusar das cores que quiserem!
P.S.: Opinião pessoal, os esmaltes desta marque são péssimos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!