29 janeiro 2016

TODA MULHER NEGRA DEVE (E PODE) TER UM BLOG


Antes de qualquer coisa este post fala para as mulheres, meninas, jovens e adolescentes negras, afirmando uma coisa que eu acredito para nós e não negando uma coisa para meninas que não são negras ok? Só para evitar aqueles que preferem fingir não entender nada.
Durante um Workshop que o Clube das Blogueiras Negras de BH teve com o maravilhoso Ricardo Laranja no ano passado, nós tivemos a oportunidade de refletir sobre vários pontos referentes ao nosso trabalho e principalmente à identidade dele com isso chegamos a conclusões muito bacanas podendo aprender bastante. Uma das coisas legais que vou carregar  comigo é a dimensão da representatividade que qualquer blogueira negra pode ser nos dias de hoje, não só as crespas e as que falam de cabelo cacheados mas todas, absolutamente todas. Quando eu comecei a ter acesso regular à internet confesso que nunca fui muito ligada à blogs mas vamos combinar que a dez anos atrás não tinha muitas coisas para fazer na internet confesso que eu ficava O DIA INTEIRO CONECTADA quando estava em casa (pode até parecer estranho dizer isto mas em 2006 eu não tinha um celular com internet e todos os apps que mantêm online agora), as poucas blogueiras que existiam eram brancas e eu como adolescente negra nunca tive a menor vontade de fazer parte daquele mundo afinal aquilo não me representava, muito obviamente eu ainda não tinha consciência de que aquele era o motivo que fazia com que o mundo dos blogs não me encantasse mas no fundo eu sentia que "aquilo não era para mim". Hoje dez anos depois, muito longe já da minha adolescência eu acredito que blogar é uma das atividades que mais tem me deixado feliz e realizada, posso trazer para a internet uma realidade que além de ser a de muitas meninas é a minha  também já que nós contribuímos para a democratização deste mundo. Você não tem que mostrar suas viagens para Orlando e nem ficar fazendo tutoriais com bases que custam R$250,00 porque a nossa realidade também passou a ser linda, interessante e aceitável.
É por isso que eu reafirmo TODA MULHER NEGRA DEVERIA ALIMENTAR UM BLOG NA INTERNET e não é tão difícil sabia? Claro que se você for encarar isso como uma profissão principal você vai ter que se dedicar bastante e doar muito do seu tempo para que o sucesso venha mas o também blog pode ser considerado só um hobby e mesmo assim outras pessoas podem querer acompanhar seu conteúdo. Não pense que sucesso é ter 100.000 mil seguidores da noite para o dia pois números absolutos são apenas números, já imaginou ter apenas 10 seguidores que te acompanham todo santo dia e ficam ali ansiosos pelo seu próximo post? 
Existem sites que podem lhe ajudar com templates (layout do blog) bacanas, gratuitos e bem fáceis de alterar, além do "Tio Google" ajudar bastante na hora de fazer tudo isso. Um exemplo deste tipo de site é o "Templates para Blogs" que oferece vários layouts gratuitos que você pode baixar e não ter nenhum trabalho para personalizar seu blog, é claro isso reduz as possibilidades de exclusividade não é? Mas pode ser uma ajuda para quem não entende muito da personalização dos sites. 










As plataformas mais conhecidas e utilizadas no Brasil são Blogger (que eu utilizo aqui) e WordPress, depois de escolhida a plataforma e personalizar o layout é só alimentar com conteúdo que pode ser absolutamente qualquer coisa interessante para você, ainda que pareça simples o principal é ter coerência, competência assim seu conteúdo será ótimo e o seu trabalho vai longe!
Tendo uma frequência para alimentar seu blog e acredite no seu trabalho você já vai ter meio caminho andado! 
A dica do post de hoje é essa, escrevam pretas, escrevam muito, bastante, todos os dias. Nós mulheres negras às vezes passamos por situações que não são nada agradáveis ou situações inusitadas que podem dar aquela sensação de estarmos sozinhas mas a internet é um bom espaço para propagarmos forças umas para as outras, dividir nossas histórias, nosso dia-a-dia, aquela comprinha baratinha que você sente que o mundo precisa saber... Precisamos acreditar que nossa vida enquanto mulheres negras resistentes e sobreviventes por si só já é muita representatividade. Tendo consciência disto acreditaremos que nós temos conteúdo interessante para mostrar e podemos nos surpreender com quanta gente quer nos ouvir. Sejamos a tal representatividade que talvez não tivemos antes!
Espero que gostem do post, se animem à escrever e se já escrevem, deixem os links nos comentários pois quero conhecer mesmo o trabalho de vocês. Abraços e até o próximo post.

8 comentários:

  1. Escrevam Pretas!! Pois a Casa Branca Surta quando a Senzala aprende a Ler e ESCREVER!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, vamos exercer o nosso direito e ocupar nossos espaços! Escrevam pretas! :)

      Excluir
  2. Sim,que mais negras tenham blog e dividam suas experiências,dicas,preferências ou o que achar interessante compartilhar.Pode ser uma dica de roupa,maquiagem,estilo,balada,música,conscientização,qualquer coisa.Representatividade é muito importante.
    Muito legal esse seu post,Livia.
    Por mais negras na blogosfera.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Murielly, fico feliz. É isso aí, vamos ocupando, resistindo e representando!

      Excluir
  3. Muito bacana :)
    Eu andei um pouco afastada do blog mas vou voltar com tudo.
    Vamos escrever pretinhas!

    ResponderExcluir
  4. Que delicia de Post estou começando a trabalha no meu blog e acho muito difícil comecei com a fan page no Facebook e depois com You Tube e o vlog tem sido um desafio muito grande mas acredito que vo conseguir ,Parabens pelo conteúdo fantástico do seu blog preta o meu blog é http://negrabellanb.blogspot.com .bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que maravilha, é isso aí. É difícil mas não impossível, a gente dá conta do recado sim preta! Vou agora conhecer seu blog e obrigada pelo carinho com meu trabalho!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!