15 abril 2017

TRANÇAS DE LÃ - MARCA E CORES USADAS PARA MUDAR O VISUAL

TRANÇAS DE LÃ - MARCA E CORES USADAS PARA MUDAR O VISUAL (Lívia Teodoro)
Definitivamente, não é de uma hora para outra que nós, mulheres negras, nos libertamos completamente de todos os medos e limitações que a sociedade insiste em nos empurrar, desde que nascemos. É sempre um impedimento devido aos nossos traços, nossas características físicas: "não pode usar batom chamativo" porque tem bocão, "não pode usar cabelo colorido" porque não combina com a pele! São muitos mitos que colocam em torno da estética negra e, felizmente, muitas mulheres negras tem tomado coragem de quebrar.
Não é que seja fácil, muitas de nós simplesmente não pode, seja por pressão da família, parceiro, amigos ou mesmo no trabalho, e é preciso compreender também estas mulheres negras que tem outras mil limitações, muitas vezes além da timidez, para ousarem no penteado ou na cor dos cabelos, por exemplo.
Há mais ou menos dois anos já tenho me aventurado nas tranças, inclusive tem post aqui no blog e vídeo no canal ENSINANDO À FAZER AS BOXBRAIDS, DANDO DICAS DE COMO LAVAR e PENTEADOS PARA INOVAR COM ELAS, mas esta é a primeira vez que arrisco tanto na cor. Quando comecei, as primeiras tranças foram pretas, simples, sem nenhum detalhe, talvez porque quisesse ficar o mais "normativa" possível. Da segunda vez, arrisquei no material e na cor, saindo do preto para o "marrom" que também não é muito diferente de muitos cabelos naturais, inclusive o meu  próprio cabelo na época. Na terceira, o material diferente e a mescla de cores deram um caráter mais ousado à minha tentativa (você pode ver como elas ficaram NESTE VÍDEO), e hoje, finalmente, eu consegui dar um colorido aos meus cabelos, sem medo. Aliás, estou me sentindo maravilhosa!
Para quem está pensando em colocar tranças mas ainda não se sente segura na cor, não há mal nenhum em começar nas cores mais próximas de cabelos naturais e, com o tempo, ir dando lugar a sua liberdade e arriscando outros tons.
Agora que eu mesma coloco as tranças e descobri um material super barato, a ideia é variar sempre nas cores para não enjoar e também dar uma folga para o black, que neste período sem tranças tem tempo de descansar de todos os produtos que usamos para tratar e finalizar no dia-a-dia.
E se você também está com vontade de colocar tranças coloridas, tem vídeo no canal, com o nomes das cores desta combinação, marca do material, preço e quantidade que usei para fazê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!