06 novembro 2016

NOVEMBRO NEGRO | SERVIÇO DE PRETO: CONHEÇA, LUANA FERREIRA

Foto: Carlyle Ramos | Luana Ferreira - Belo Horizonte
Luana Ferreira tem 24 anos e é Gestora de Recursos Humanos. O curso que habilita este tipo de profissional é um superior tecnólogo, com a duração de até dois anos e meio formando profissionais essenciais para a vida das empresas atualmente. A gestão de recursos humanos é uma área importantíssima quando consideramos a atuação do profissional negro que pode, não só identificar a disparidade racial dentro de uma instituição, como também, atuar buscando soluções para este problema. Na entrevista de hoje, Luana Ferreira contou para o blog, sobre os desafios desta profissão.

Você escolheu esta profissão ou “foi escolhida”? Quando?
Escolhi fazer Gestão de Recursos Humanos por que é uma área que envolve pessoas, onde eu pude lidar diretamente e me desenvolver, não só profissionalmente mas pessoalmente também. Demorei a me decidir qual curso fazer, gostava da área administrativa e não queria fazer Administração, mas sim um curso que além de ser da área administrativa, fosse ligada a gestão de pessoas, foi quando eu escolhi fazer Gestão de Recursos Humanos. 

Uma dificuldade que você poderia citar, relacionada ao fato de ser negra e atuar nesta área profissional?
Uma dificuldade dessa profissão de RH é você lidar com vários tipos de pessoas e o fato de eu ser negra bate muito com isso. Muitas pessoas não aceitam o fato de uma negra ter primeiramente, uma formação acadêmica e ter um cargo até mesmo de liderança em uma empresa. 

E é possível pensar e propor soluções, considerando o recorte racial e as desigualdades causadas pelo racismo estrutural, dentro da sua profissão?
Não é fácil. Infelizmente muitas pessoas ainda não aceitam um negro com voz ativa em um mercado de trabalho, mas não podemos desistir. 

E, para finalizar, qual conselho daria aos futuros Gestores de RH e negros?
Haverá muitas dificuldades no caminho, mas se é a área que você quer estar, vá em frente e ocupe.

Amanhã, uma nova entrevista, com uma profissional de outra área. Vamos juntos dar um novo significado à esta expressão, nós podemos tudo! |Entrevista Anterior|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!