07 julho 2015

O QUE É MACHISMO? VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA ISSO QUE TANTO SE FALA?

É uma das palavras mais reproduzida das redes sociais nos últimos tempos, mas você sabe o que é machismo de fato? Eu demorei um certo tempo para entender o que é o machismo e como ele poderia me prejudicar. Era tudo muito complexo para eu entender o que as tais feministas queriam dizer, afinal como eu poderia "odiar os homens"? Eu precisava deles para viver e me achar bonita, não é mesmo? 

VOCÊ SABE O QUE É MACHISMO DO QUAL TANTO SE FALA?

Comecemos então do começo. Com 12 anos, os meninos da minha sala fizeram uma lista para eleger a menina mais bonita da turma, analisando diversos quesitos como em um concurso de miss de verdade e eu, fui eleita a mais feia (ou a menos bonita como vocês preferirem chamar).
Eu perdi ali, além da minha autoestima, todos os poucos motivos que eu tinha para me arrumar. Porque eu precisaria me esforçar para ser bonita, se os homens já haviam me eleito a mais feia? Era para eles que eu deveria me arrumar e não adiantaria mais, já que eles já haviam me julgado feia.
Com doze anos eu estava na sexta série e eu ainda brincava de bonecas, com o corpo ainda em formação eu não tinha a menor graça "para eles". Só no ano seguinte quando isto começou a mudar, vieram as curvas e os volumes, eu comecei a aprender que "usando isto" eu não continuaria sendo a "mais feia" da turma. Daí veio o alisamento, a calça jeans apertada e todo o pacote completo de ajustes à sociedade. Deixei de ser a feia e passei a ser a “gostosa” para, mais uma vez, pautar a minha autoestima no gosto masculino.
Na adolescência eu fui comum, nada de "porraloucar" por aí, afinal o que os homens iriam pensar, não é? Tive namoros longos e hoje consigo enxergar que foram todos relacionamentos abusivos, onde eu era lembrada sempre que era "feia" e tinha dado a sorte daquele bom rapaz querer me namorar e caso eu não fosse boazinha o suficiente, rapidamente uma "mais bonita" ocuparia o meu lugar.
Algumas vezes era pior, às vezes era bacana ficar comigo as escondidas, mas não para a turma saber, afinal, o que eles iam pensar se o homem estivesse com a feia? E mais uma vez eu era lembrada de qual lugar eu deveria estar. Era divertida, era legal, era “gostosa”, mas não era para dar aquela voltinha de mão dada na hora do recreio. Beijo só atrás da sala. Escondido.
Eu realmente me achava feia. Detestava os meus traços, não usava batom para não ficar com a boca ainda maior, alisava o cabelo todos os dias com a chapinha e não gostava de tirar fotos. E o comportamento masculino só reforçava isto.
Entre todos estes relacionamentos abusivos o último deles foi o que me ensinou o que é o tal MACHISMO e me fez sair da zona de conforto. Ele foi pautado no desrespeito e subjulgamento e constantemente ouvia uma frase não me saí da cabeça: "Nunca tive coragem de ficar com uma negra. Você é a primeira!".
Na época eu via isso como um elogio, hoje enxergo o peso que isso teve para que a vida tomasse o rumo que tomou. (...). Deste relacionamento veio o meu filho e quando eu me vi mãe de um homem, eu decidi que eu não criaria mais um machista para o mundo.

Mas e aí, o que é machismo afinal?

VOCÊ SABE O QUE É MACHISMO DO QUAL TANTO SE FALA?

E também, quando garotos classificam garotas segundo seus atributos e decidem quem é melhor que quem - É MACHISMO! Quando a mulher deixa que o homem decida o rumo da sua autoestima - É MACHISMO! Quando o parceiro tenta ameaçar a parceira psicologicamente - É MACHISMO! Quando a mulher pauta sua vivência pelo que o "omi" vai pensar - É MACHISMO! "Quando uma mulher recebe até 50% menos para desempenhar a mesma função que um homem - É MACHISMO" (Marcele Monteiro). "Quando o pai incentiva o filho a cantar mulheres na rua porque "homem tem que ser o predador" - É MACHISMO (Pri Ribeiro)."
Foi muito importante descobrir que a minha autoestima não depende da avaliação de ninguém. Eu sou bonita e ponto.
Machismo é o sistema que tenta apontar todos os dias que você mulher é menor, inferior, silenciada!

E o mais importante, só uma mulher pode apontar o que é machismo!

6 comentários:

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!