14 novembro 2017

ONU MULHERES BR, FUNDAÇÃO FORD E ARTIGO 19 REALIZAM CURSO DE COMUNICAÇÃO EM SALVADOR

Nos dias 08 e 09 de novembro a ONU MULHERES BRASIL realizou, em parceria com a Artigo 19, o Curso de Comunicação, Saúde e Direito das Mulheres, na cidade de Salvador. 

Imagem: Comunicação ONU Mulheres Brasil 
Com parte das turmas voltadas para comunicadoras, ativistas e blogueiras, outra parte voltada para jornalistas, o objetivo da organização é formar produtores de conteúdo para tratar de assuntos sérios e pertinentes dentro das campanhas que a ONU Mulheres promove, incentiva e divulga ao longo do ano. Neste ano o blog Na Veia da Nêga foi convidado à participar em julho da ação “Planeta 50-50”, também promovida pela organização, por já desempenhar um trabalho que consegue unir informação e entretenimento, com uma linguagem que chega a muitas mulheres, principalmente negras, propagando assim a campanha e espalhando a informação sobre a necessidade das mulheres negras também estarem ativamente inseridas na busca de um planeta melhor em 2030, entendendo que sem a base desta pirâmide social avançar, nenhuma parte da sociedade avança. 

A ONU Mulheres BR é o braço da ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil responsável por promover acordos nacionais e internacionais, em parceria com a sociedade civil, poderes judiciário, executivo e legislativo, empresas privadas e movimentos sociais, buscando contribuir no empoderamento feminino buscando a equidade de gênero. A ONU Mulheres Brasil existe desde 2010, passando a operar em 2011 e no Brasil o escritório central funciona em Brasília, num prédio que carrega o nome da ilustríssima Lélia Gonzáles. 

A Artigo 19 é uma organização de direitos humanos britânica nascida em 1987 e que chegou ao Brasil em 2007, em nosso país a Artigo 19 atua na proteção do binômio comunicação-direitos humanos, protegendo o direito à liberdade de expressão, a comunicação tanto no ambiente “tradicional” quanto contemplando as novas mídias que tem se tornado cada vez mais forte e também cada vez mais atacadas no país. Entendendo que as mulheres são talvez um lado ainda mais atingido quando se trata da violação de direitos, a Artigo 19 tem buscado cada vez mais entender as particularidades na atuação da mulher comunicadora e se preocupado em fazer recortes na sua atuação que visem entender situações de violências as mulheres comunicadoras e encontrar formas de combate-las. 
Turma Salvador - Curso: Comunicação, Saúde e Direitos das Mulheres | ONU Mulheres BR e Artigo 19
Juntas estas duas organizações, e outras parceiras, realizaram o Curso de Comunicação, Saúde e Direito das Mulheres, na cidade de Salvador, com uma carga horária de dez horas. Foram abordados no curso temas como saúde, acesso aos direitos e os contextos de enfrentamento ao racismo, ao etnocentrismo e à violência em sociedade, ética, os princípios da solidariedade e justiça social na saúde e duas atividades pedagógicas, uma sobre leitura crítica da mídia e outra de produção de conteúdo por meio da interação com fontes especializadas, além da demonstração de ferramentas que ajudam a entender como a mídia está sendo mobilizada por determinados assuntos. O curso ofereceu 50 vagas em cada uma das cidades em que foi realizado, com certificação para todos os comunicadores, e também contou com a presença e parceria do portal Blogueiras Negras.
Charô Nunes - Blogueiras Negras  | ONU Mulheres BR e Artigo 19
Sensibilizar veículos de comunicação para pautas como esta contribuem não só para nós, produtores de conteúdo, mas também para o nosso público que passa ter acesso a informações de maior qualidade e num volume que atenda a demanda necessárias. Temas como direitos reprodutivos, epidemias e controle de doenças, são de fundamental importância e as vezes são pouco explorados pela mídia “convencional”, sendo assim cabe a nós o papel de levar mais informação ao público que não busca conteúdo apenas nas mídias hegemônicas e treinamentos como este melhoram consideravelmente o nível das informações repassadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!