15 julho 2017

CINCO DICAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DAS SUAS FOTOS PARA REDES SOCIAIS | INSTAGRAM


As redes sociais fizerem aflorar um lado de quase todos os seres humanos: a atenção ao apelo essencialmente visual, melhorar a qualidade das fotos de suas redes sociais, em especial o Instagram, é uma maneira de manter um público fiel e interessado. Por isto, a missão do post de hoje é dar dicas simples e acessíveis, para melhorar a qualidade das fotos que você leva para as suas redes sociais.

1. APROVEITE O SEU EQUIPAMENTO
Lógico que todas nós gostaríamos de ter à disposição equipamentos de última geração, com focos aperfeiçoados, variações de regulação de luz, abertura de diafragma e todos os recursos possíveis, porém, precisamos trabalhar com a realidade e fazer funcionar o equipamento que você tiver disponível. Sendo assim, se você não tem dinheiro para comprar uma super câmera mas vai poder investir num super celular, pesquise bem sobre os recursos que ele disponibiliza quanto a fotografia ou, se você já tem um celular que fotografa muito bem, aproveite para ver tutoriais de como extrair a melhor qualidade da sua câmera, dicas simples de configuração podem transformar seu celular num super equipamento. 

2. LIMPE A CÂMERA ANTES DE TIRAR AS FOTOS
Outra dica ainda falando de celulares é esta que, apesar de parecer boba, nem todo mundo se lembra. O celular geralmente fica nas nossas mãos o tempo todo e sem prestarmos muita atenção onde o dedo está apoiado, o resultado é que na hora da foto ela sai completamente embaçada e você fica se perguntando porque, quando o motivo pode ser a simples marca da sua digital no meio da sua lente. Tenha o costume de dar uma "limpadinha na lente" antes das suas fotos.


3. A LUZ DO DIA É SUA MELHOR AMIGA
Eu sei que as vezes é impossível não tirar aquela foto meio desfocada, sem qualidade e durante a noite mas, sempre que possível, opte por fazer as suas fotos durante o dia. Por mais que o equipamento seja bom, sem uma luz bastante boa as fotos não ficam tão bonitas e não existe nenhuma luz melhor que a luz natural. Como são fotos para as redes sociais e já falamos sobre planejamento aqui no blog, é relativamente fácil montar um cronograma e se isto couber numa parte em que haja luz natural, é melhor ainda! Escolha um local em que a luz venha por todos os lados, para não deixar uma parte da foto mais escura que a outra e capriche nas composições. Se ainda assim for inevitável fazer as fotos a noite, capriche na luz artificial, deixe-a difusa, com uma distância legal do objeto ou rosto e cuidado com os "estouros" de flash.

4. O CENÁRIO É PARTE DA ALMA DA FOTOGRAFIA
Por mais que você tenha um produto ou maquiagem incrível para fazer a foto, o fundo vai contribuir muito para que ela seja ou não um sucesso visual. Falando em especial do Instagram, que está se tornando cada vez uma rede mais minimalista, clean e "organizada", quanto menos poluído o fundo, melhor. Não necessariamente branco, apesar dos "feeds brancos" fazerem grande sucesso, o segredo parece estar no minimalismo (fundo branco ajuda a conseguir uma unidade, claro), onde um fundo menos carregado tem total influência. Mesmo para as fotos "aleatórias", quero dizer com isto imagens produzidas com frases ou figuras geométricas, tendem a ser melhor recebidas se forem mais "limpas", sem muito texto, lugar de massa de texto é na legenda, não na foto.

5. MANTENHA UM FEED COERENTE
Muita gente chama de "feed organizado", eu também já usei esta expressão, mas, hoje prefiro usar a palavra coerência, porque organizada mesmo nem a vida anda sendo, com a correria dupla (as vezes tripla) que todas nós que não vivemos de blog enfrentamos. Por isto, tentar manter a coerência visual talvez seja mais simples do que ficar o tempo todo buscando a organização "foto - fundo branco - foto", que apesar de ficar maravilhosa, toma, muitas vezes, mais tempo do que realmente temos para cuidar destas coisas. Então tente manter uma unidade visual a cada 3, 6 ou 9 fotos, para que ao olhar seu feed por completo seu público consiga identificar ali um padrão e, com o tempo, reconhecer a identidade das suas fotos, antes mesmo de perceber que foi você quem postou. 

O próximo post será sobre edições para fotos do Instagram, apps para android e sites que facilitam a produção de imagens para as suas redes sociais, fique ligada.

2 comentários:

  1. Amei as dicas Lívia! Eu tenho muita preguiça (confesso) de manter essa coerência no feed, mas meu projeto desse mês é Inoar, pelo menos... Acho tão lindo rs. Parabéns pelo conteúdo ��

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu tento sempre manter os fundos das minhas fotos brancos, super por praticidade mesmo. Já tentei postar tipo três fotos com uma cor em comum, mas não rola. Gosto de postar o que está me chamando atenção no momento. Adorei suas dicas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!