25 setembro 2016

ACONTECE EM BEAGÁ: PRIMEIRA MOSTRA DA MULHER NEGRA DE BELO HORIZONTE

Em julho deste ano, aconteceu em Belo Horizonte, a Primeira Mostra da Mulher Negra realizada pelo Instituto Casarão das Artes
ACONTECE EM BEAGÁ: PRIMEIRA MOSTRA DA MULHER NEGRA DE BELO HORIZONTE (Foto: Rosália Diogo)
As Blogueiras Negras de Belo Horizonte, participaram em julho da, Primeira Mostra da Mulher Negra, que aconteceu no Memorial Minas Vale - Praça da Liberdade. A mostra apresentou painéis com mulheres de peso, na música, cultura, literatura, empreendedorismo e nós tivemos a honra, de integrar um destes painéis, o  tema era "Ativismo Digital: Abordagens Positivas e Negativas na Internet". Trocamos ideias sobre diversos pontos, que podem ser discutidos dentro da pauta do ativismo digital como, quando conseguimos promover mudança na mídia, no mercado cosmético, no combate à violência contra mulher, na plurissignificação positiva do corpo negro e a nova cara do cinema, tudo isto usando a internet como ferramenta de mobilização.
ACONTECE EM BEAGÁ: PRIMEIRA MOSTRA DA MULHER NEGRA DE BELO HORIZONTE (Foto: Rosália Diogo)
A mestra de cerimônias desta mostra, foi ninguém mais, ninguém menos, que Cristal Lopez. Cristal é uma mulher negra, ativista pelos direitos das mulheres trans, rainha de bateria do bloco afro Angola Janga e muito, mas muito consciente, da sua representatividade neste evento pioneiro em Belo Horizonte.
ACONTECE EM BEAGÁ: PRIMEIRA MOSTRA DA MULHER NEGRA DE BELO HORIZONTE (Foto: Rosália Diogo)
O painel sobre ativismo digital, foi uma bela oportunidade para nós, blogueiras negras de Belo Horizonte, podermos mostrar um outro lado do nosso trabalho. Engana-se quem pensa que a vida da blogueira negra e ativista, é um mar de rosas, maquiagens e looks do dia. Primeiro, porque é possível sim discutir todos estes assuntos colocando-os dentro de um recorte social e de raça, depois porque não é possível nos dias de hoje, se manter totalmente alheia à situação do povo negro no país. Ainda que estejamos hoje, inseridas num meio que discute muitos assuntos menos substanciais dentro da comunidade negra, estamos aprendendo a fazer ativismo, representatividade e diversão andarem juntos, ainda que não seja possível em todo o tempo.
ACONTECE EM BEAGÁ: PRIMEIRA MOSTRA DA MULHER NEGRA DE BELO HORIZONTE (Foto: Rosália Diogo)
Agradeço ao Instituto Casarão das Artes que deu oportunidade ao Na Veia da Nêga, mostrar  ao público um pouco mais da base que constitui o meu trabalho aqui no blog, a pesquisa e os bastidores de todo o conteúdo que chega até vocês. É sempre um imenso prazer poder ter contato com o público, seja ele politizado ou não, para poder ser representatividade real e ao alcance de todas as pessoas. 
Durante esta semana vai ao ar aqui no blog, a entrevista que realizei com a secretária de educação do nosso estado. Além da conversa sobre ativismo digital, nós fizemos nosso papel de mídia negra e trouxemos entrevistas com as convidadas da mostra. Foi um papo maravilhoso e um momento de total aprendizado com a Macaé Evaristo e a entrevista está incrível.
E, não poderia finalizar este post sem agradecer, o camarim organizado para nós blogueiras com muito carinho e atenção. 
Para saber mais sobre as ações do Instituto Casarão das Artes, você pode acompanhar a página do instituto nas redes sociais - Facebook -, para não perder nada da programação, sempre enegrecida e empoderada, que eles oferecem à Belo Horizonte. Já tem post aqui no blog, sobre a mostra preparada por eles no dia Internacional da Mulher em Belo Horizonte, um belo espetáculo para o povo negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!