17 junho 2016

CINCO DICAS PARA COMEÇAR UM BLOG - PROFISSÃO BLOGUEIRA

No post de hoje, vou listar cinco dicas para começar um blog  que considero úteis. Toda mulher negra deveria alimentar um blog e eu acho mesmo que a internet nos oferece boas ferramentas para conseguirmos produzir um conteúdo de qualidade.
Cinco dicas para começar um blog ~ fonte: freepik.com
Cuide de produzir um bom conteúdo
Para começar é preciso ter clareza do que você vai produzir e principalmente se preparar para falar do assunto. Tenha em mente que o seu blog ou página podem ser considerados referência para algumas (ou muitas) pessoas, portanto dedique-se a pesquisa na hora de elaborar a sua postagem e não tenha medo de se corrigir ou corrigir ao seu conteúdo caso descubra um erro na informação que você transmitiu. Se você escolher falar sobre vários assuntos já se prepare para estudar e estar antenada nas várias novidades que a internet produz todos os dias, o seu blog precisará estar sempre atualizado para não perder o status de referência para o seu público.
Cinco dicas para começar um blog ~ fonte: freepik.com
As imagens do seu blog
Como vocês podem perceber quase todas as imagens deste post de cinco dicas para começar um blog saíram de um banco de imagens chamado Freepik. Neste banco de imagens você encontra ilustrações vetoriais que podem ser usadas em suas postagens sem precisar pagar por elas mas sem se esquecer de dar os créditos para foto. Outra dica de banco de imagens gratuitas é o Pixabay.com, tem muitas imagens legais por lá também. Por mais que possa parecer simples pegar uma foto do Google e usá-la, isso pode gerar problemas para o seu blog pois o dono da imagem pode cobrar seus direitos autorais. Por isso o mais interessante seria você mesma produzir as suas fotos (tem post aqui no blog ensinando como carimbar suas fotos e protegê-las) principalmente na hora de fazer alguma resenha de produto por exemplo, se usar fotos do blog de alguém esta pessoa pode inclusive acionar você judicialmente. Não comecemos arrumando problemas, ok?

Tenha textos autorais
Produza seus próprios textos e leve isso como uma das dicas para começar um blog das mais importantes que você poderia receber. Escrever é um exercício, quando você começa isso vai se tornando natural e prazeroso. Não existe nada mais chato do que entrar em um blog com cinquenta mil imagens, duas linhas de textos baseadas em clichês e nenhuma autenticidade na produção, isso torna o seu público "genérico" fazendo com que ele pense "bom, isso aqui eu posso encontrar em qualquer lugar" e daí vai por água abaixo uma coisa muito importante que é a fidelização do seu seguidor. Uma boa forma de melhorar sua escrita é a leitura e como você já vai precisar ler bastante para alimentar seu blog, isso acaba sendo automático. Acredito que todos já saibam, mas vale reforçar: nada de copiar e colar textos de outros blogs, além de antiético isto também pode gerar problemas judiciais.
Cinco dicas para começar um blog ~ fonte: pixabay.com
Tenha um template agradável e organizado
Não existe uma leitura confortável no meio da bagunça e isso vale também para o ambiente virtual. Você precisa ter um layout que desperte interesse nos seus leitores, tanto de entrar no seu blog quanto de continuar lá e para isso é preciso escolher com calma. Se você não dispõe de grana para comprar um template e contratar um programador não precisa se desesperar, existem alguns sites que disponibilizam templates muito bons e gratuitos. É preciso apenas um pouco de paciência e cuidado para instalá-los mas esta é a parte mais fácil! Eu vou deixar aqui três sites que podem ajudar muito: 

GOOBYAABI TEMPLATES

A instalação é muito simples e o template certo pode dar um ar profissional ao seu blog trazendo muito mais credibilidade, vale a pena investir horas do seu tempo nesta empreitada.
Cinco dicas para começar um blog ~ fonte: pixabay.com
Ocupe as redes sociais
Quem não é visto não é lembrado, por isto uma das dicas para começar um blog das mais válidas é EXPONHA SEU TRABALHO e as mais diversas mídias sociais são uma ferramenta e tanto para isto. Pouca gente sabe mas o Facebook não é a única rede social de interação disponível na internet e você pode usar várias delas para divulgar seu trabalho interagindo com o seu público. Mas atenção, ocupe e alimente estas redes com qualidade pois cada plataforma tem sua característica e cada público destas mídias quer uma coisa. Claro, você não terá de produzir um conteúdo para cada rede no entanto é necessário colocá-lo em cada rede destas com uma apresentação diferente. Por exemplo, você não faz um vídeo para o YouTube e manda o mesmo vídeo gigante no Whatsapp dos seus amigos ou posta no Instagram, porque cada plataforma tem um apelo. Você precisa encontrar quais plataformas mais lhe agradam, tem mais a sua cara e a do seu público. 

Agora é só organizar seu plano de trabalho e mãos a obra, escolha uma plataforma que lhe agrade e tire este projeto do papel. Vamos todas ser representatividade negra na internet e na vida!
Gostou deste post? Então confere os outros posts com dicas para começar um blog da série "Profissão Blogueira". 
Grande abraço e até o próximo post.

Um comentário:

  1. Adorei o post, ótimas dicas ! Eu sempre pego minhas imagens em bancos autorais livres pois sei que se der algum problema não será fácil de sair.
    Adoro também observar layouts de blogs, é um forte argumento na hora de visita-los novamente, e concordo que o Facebook é uma ótima rede de divulgação, mas sempre procuro redes que se adaptam ao meu público.
    Post fantástico.
    Beijãoo 💕
    www.simplesmentecriativa.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!