06 maio 2016

VIDA DE BLOGUEIRA: PROGRAMA PARA EDIÇÃO DE IMAGEM | CARIMBANDO SUAS FOTOS

Já postei por aqui que acredito mesmo que TODA MULHER NEGRA deveria alimentar um blog, toda mesmo sem exceção! Resistir nos espaços é significativo para cada uma e para todas, manter um "mundo virtual" em que todas as mulheres negras possam se encontrar é muito importante para continuarmos a sinalizar nossa existência. Escrever é quase como mostrar: "olha, eu existo e não vou me calar"!
Mas, compreendo que nem todo mundo tem conhecimentos básicos em programas essenciais para a produção de um blog ou pode pagar para que alguém faça tudo isso, por exemplo! Pensando nisto decidi que vai acontecer aqui no blog uma série de posts sobre programinhas MUITO SIMPLES e que podem ajudar e muito na sua produção de conteúdo, espero que isso anime vocês!



Nome do Editor: PHOTOSCAPE
Onde fazer o donwload: SOFTONIC
Praticidade: ♥♥♥♥♥ (Muito Prático)
Nível de Facilidade: ♥♥♥♥ (Fácil)
Gama de Funcionalidades: ♥♥♥ (Alguns recursos)

O PhotoScape é um programa muito intuitivo e apresenta muitos recursos bem úteis para quem está apenas começando a se aventurar nas edições de imagens, com muito capricho e dedicação é possível fazer coisas que se tornam bastante aproveitáveis a partir do momento que você começa a alimentar um blog na internet. 


COLOCANDO MARCA D'ÁGUA NA SUA IMAGEM (ASSINATURA)




O primeiro passo é localizar a imagem que você quer escrever por cima, a navegação do PhotoScape fica acima à esquerda, neste menu você pode percorrer as pastas e subpastas até selecionar a imagem que você pretende marcar. Após escolher uma pasta, todas as imagens editáveis dentro dela, aparecerão abaixo também à esquerda.



Escolhida a imagem, clique no o menu "Objeto" que fica abaixo. Neste menu estão todas as opções de inserção que o programa oferece (imagens, textos, balões, linhas, formas...) e vou ensinar como "carimbar" as imagens que você vai utilizar em seu blog com texto e para criá-lo você deve clicar no "T" destacado na imagem acima.



Alterando as propriedades do texto

1 - Aqui você digita o texto que quer que apareça em cima da sua imagem. Neste caso é o "BLOG NA VEIA DA NÊGA"
2 - Texto digitado na caixa aparecendo em cima da imagem
3 - Nesta caixa de seleção você escolhe a fonte (tipo de letra) a ser utilizada, qualquer fonte instalada no seu computador irá aparecer aqui
4 - Nesta caixa de seleção você escolhe o tamanho da fonte
5 - Nesta caixa de seleção você escolha a cor do seu texto
6 - Configura o texto (negrito, itálico, sublinhado, alinhamento - esquerda, centralizado, direita)
7 - Marcando a caixa "vertical" a orientação do seu texto passa a ser "de pé"
8 - Opacidade do texto controla o nível de "transparência" ou seja, você consegue colocar o texto mais "apagadinho"
9 - Colocar contorno no texto
10 - Controle da "grossura" do contorno
11 - Aplicar e configurar sombra no texto
12 - Controla a posição do texto (mas também é possível fazer isso com a caixa de configuração já fechada)


Depois de configurar da melhor forma seu texto e clicar em ok, é hora de salvar sua foto carimbada para usar em seu blog. 
Existem três opções neste programa: Salvar > salva em substituição a foto original, se você quiser pode marcar a caixa "backup the original photo..." assim ele subscreve o arquivo origial e automaticamente cria uma subpasta onde vai guardar sua foto antiga. Salvar na pasta designada > cria uma imagem nova salvando-a numa pasta que você determinar. Salvar Como > abre a caixa de diálogo para que você salve dentro da pasta de origem com um novo nome seu novo arquivo.


Você pode utilizar várias fontes, várias cores, várias posições para marcar as imagens exclusivas do seu blog e evitar o problema de reproduções não creditadas do seu conteúdo. Isto pode ser feito em suas fotos, montagens, memes e etc...
Espero que o conteúdo seja útil, facilite e anime vocês a produzirem mais e mais. Grande abraço e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!