16 dezembro 2015

CHEGOU NOVIDADE: INSTITUTO TODO BLACK É POWER

No último domingo (13/12) as blogueiras negras de Belo Horizonte foram convidadas ao pré-lançamento exclusivo de um novo espaço de beleza e cultura aqui na capital, o Instituto Todo Black é Power e neste post vou contar detalhes para vocês sobre esta super novidade!
O Instituto Todo Black É Power foi pensado para ser um espaço de beleza, cultura, empoderamento e como o próprio slogan do espaço diz "Nossa Beleza é Cultural", o Instituto promete valorizar isto muito além da estética! Um espaço de beleza que valoriza a a "cara do negro" e que não traz "soluções para seu cabelo" afinal, respeitando suas raízes eles tem consciência de que ele não é um problema a ser resolvido, absolutamente. 
No lançamento pudemos conhecer todos os detalhes da missão deste novo projeto, agora Belo Horizonte tem um espaço dedicado aos cabelos afros naturais ou em transição! Isto mesmo, um local que vão cuidar não só do lado de fora, mas também entender o que se passa do lado de dentro das nossas cabeças quando decidimos assumir as nossas origens naturais! Já imaginou um centro de estética que as crespas e cacheadas podem ir sem medo de terem os seus cabelos alisados "acidentalmente"? Porque isto acontece e não é pouco não! Eu mesma morro de vontade de fazer uma escova e ao mesmo tempo morro de medo de usarem um pente sujo de restos de progressivas ou alisantes. Aliás, morria, agora nós temos o Instituto onde sabemos que as químicas de transformação ficam totalmente de fora, não é o máximo? Além de serviços como manicure, pedicure sem que você se sinta observada e julgada o tempo todo pelos profissionais em relação ao seus cabelos! 
  

Além da estética o Instituto Todo Black é Power agrega também uma loja de colaboração coletiva. Aquelas roupas e acessórios que normalmente só encontramos em feiras afro sabem? Pois vai ficar tudo fácil de encontrar num shopping do hiper-centro de Belo Horizonte, como diria a proprietária Dandara Elias "é como se fosse uma C&A dos pretos dentro do shopping" , você não vai mais precisar esperar acontecer uma feira para encontrar suas roupas e acessórios favoritos! A ideia é reunir vários empresários afros e colocar suas peças com exposição digna do valor dos seus trabalhos, num  lugar onde o consumidor possa ir, olhar, ter comodidades como comprar com cartão de crédito e etc...



"Vocês só cuidam de cabelo "assim" ou cuidam de cabelo normal também?", esta foi uma das perguntas que a proprietária Dandara Elias teve que ouvir e responder de forma profissional até agora. As pessoas ainda não se acostumaram que a nossa estética e nossos traços são normais e não "exóticos" portanto, um espaço que valorize a nossa identidade e entenda que mais do que valores externos a nossa estética representa ancestralidade, é totalmente necessário ainda nos dias de hoje. A decoração do espaço é completamente étnica e conta muita história, como por exemplo, estes tecidos pintados a mão trazidos da África do Sul por Dandara num intercâmbio que realizou por lá.




O Instituto está preparado para receber todas as pessoas crespas de Belo Horizonte e tem planos para que o Brasil inteiro possa receber este modelo de negócio. Mais do que faturar (e é óbvio que é o que desejamos para este negócio, sucesso e dinheiro!) o Instituto quer que sua essência permaneça, cresça e siga! O empreendimento conta com um espaço chamado "Sala Preta" onde serão ministrados palestras, cursos, acontecerão reuniões tudo para o empoderamento do povo negro. Não é falácia que nossa beleza é cultural, precisamos sempre que possível agregar conhecimento aos nossos argumentos e a "Sala Preta" do Instituto Todo Black é Power servirá para isto. Outro diferencial do espaço que é importante frisar é o fato de que agora as crespas e cacheadas em transição tem um espaço que também é para elas. No instituto elas poderão encontrar tratamentos, terapias capilares e porque não, apoio psicológico para passar de forma tranquila por esta fase tão chatinha não é mesmo?



Foi um prazer poder conhecer o espaço em primeira mão e saber da novidade para espalhar por Belo Horizonte: nós agora temos um local que não nos trata como um problema a ser resolvido mas sim com uma beleza a ser ressaltada e mais do que isso, valoriza a consciência política e estética dos seus colaboradores sabendo que representatividade faz toda a diferença na tomada de consciência racial! Só pelo fato de você conhecer uma mulher negra empresária, especialista em alguma área ou em qualquer posição de destaque na sociedade e esta mulher se posicionar de forma crítica diante de tudo usando sua estética como afronte, a nossa visão de "lugar do negro" no mundo muda e esta é mais uma missão do Instituto Todo Black é Power, mostrar que todo Negro é poderoso sim e nós não precisamos negar a nossa estética para ocupar os lugares. Vai ter crespo poderoso sim!
O Instituto fica localizado à Rua Saturnino de Brito, 17 - Centro de Belo Horizonte - 2º Piso do Uai Shopping, em frente a rodoviária. Super fácil o acesso e não tem desculpa, você pode ligar e agendar o seu horário através do telefone (31) 9 9245 5600. Vale muito a pena separar um tempinho para conhecer o espaço!


Um comentário:

  1. Agora é que tu vai ficar mais gata ainda, né?! Que bacana esse espaço!!
    Arrasou com o batonzão azul da Queen haha
    beijo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!