27 outubro 2015

QUE TAL ENEGRECER O OUTUBRO ROSA?



O mês de outubro é marcado por ações em todas as áreas afim de alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame e a detecção precoce do câncer de mama. Desde 1980 o câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil, em 2014 foram 57.120 casos diagnosticados. Se elevarmos esta discussão e analisarmos os dados de acordo com a divisão social e racial no Brasil as diferenças no trato e no acesso ao diagnóstico e tratamento são gritantes no grupo que abrange as mulheres negras.
Então o post de hoje é rápido e com objetivo explicito AJUDAR A INFORMAR!

Os fatores de risco


Pesquisadores trabalham há décadas para tentar identificar os principais fatores de risco para o câncer de mama feminino mas ainda há uma margem muito grande de motivos que podem ser atribuídos os casos de câncer de mama:

Ser do sexo feminino já aumenta os riscos, 99% dos casos de câncer de mama diagnosticados todos os anos no Brasil são em mulheres.

A idade também é considerada fator determinante e de peso pelos médicos. 80% das pacientes tem mais de 50 anos de idade em contrapartida, apenas 5% dos casos tem mulheres com menos de 30 anos como afetadas.

Parentes em primeiro grau com ocorrência(s) de câncer fazem você ser considerada do grupo de alto risco.

Outros fatores podem aumentar a chance da mulher apresentar câncer de mama ao longo da vida, como exposição prolongada a radiação, terapia de reposição hormonal (quanto mais tempo exposta a terapia, maiores as chances), obesidade, tabagismo, consumo de álcool e uso de anticoncepcional por tempo prolongado. Os dados demonstram também que mulheres negras tem maior chance de desenvolverem câncer de mama antes dos 40 anos de idade, do que as mulheres brancas

Alguns fatores também reduzem os ricos como, nascer na Ásia ou na África, praticar regularmente atividades físicas, cada ano de amamentação reduz entre 3 e 4% a probabilidade e um número maior de gestações.

E o autoexame, você já sabe realizar? 



Se informar e informar as mulheres ao seu redor é muito importante tanto quanto realizar o autoexame. A descoberta precoce aumenta em muito as chances de cura do câncer! Vamos ficar atentas e cuidar umas das outras, afinal, somos nós por nós!


2 comentários:

  1. Lívia muito bom o post, super informativo. Precisamos nos cuidar mulherada e se formos negra o cuidado dobra...bora la fazer o auto exame e consultar sempre um profissional. E já fiz duas vezes a mamografia e vou marcar a próxima já. Prevenção é o melhor remédio.
    Beijinhus.
    www.vemcomigoqueteconto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Mari, prevenir e espalhar a informação é a melhor forma de cuidar de nós <3

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!