24 dezembro 2016

COMECEI O LOW POO: DÚVIDAS DE PRINCIPANTE

Quando resolvi começar o low poo sabia poucas coisas, todas ouvidas das meninas do Clube de Blogueiras Negras de Beagá em nossas conversas. Confesso que sempre tive muito preconceito com a técnica por algum tempo, porque notava que a maioria das meninas ficava meio "neurótica" na hora de implementar a rotina a sua vida. Eu que passei anos alisando o cabelo, tenho verdadeiro pavor de começar qualquer coisa que me transforme numa nova maníaca. Logo quando fiz o bc entrei numa loucura de cronograma capilar e esta experiência já foi ruim, imagina entrar na neura dos "proibidões"? Ficando triste e deprimida porque todos os meus produtos favoritos são "proibidos"? Pois é, era este o meu medo. Mas como tenho muitos produtos liberados em casa, resolvi passar um mês nesta rotina e agora, já quase no final da experiência, acho que posso tirar algumas dúvidas que eu também tive e pode ser útil para muitas de vocês.
Low poo em bom e velho português, significa "pouco shampoo". A técnica preza por usarmos produtos menos agressivos nos nossos cabelos e, apesar de não ser exclusiva para cabelos crespos e cacheados, abolir os shampoos com sulfato e os cremes com petrolatos faz muito bem ao nosso tipo de cabelo. Durante este tempinho que não estou usando mais os "proibidos" notei meu cabelo com muito mais brilho e maciez, o estava difícil já há alguns meses, acredito que por conta das tinturas e descolorações, além da parafina é claro.
Primeiro de tudo é importante saber que: VOCÊ NÃO VAI MORRER SE USAR UM PROIBIDO OU OUTRO por acidente ou alguma vez por necessidade. A técnica de low poo existe, principalmente, para ajudar você ter um cabelo saudável mas isso não significa que seu cabelo vai cair se por um acaso encostar uma parafina nele, ok? Do último uso de sulfatos e parafinas até seu cabelo se ver completamente sem os resíduos leva um tempinho, então nada de surtar porque ainda tem resíduo num pente, numa escova, numa touca de cabelo ou numa fronha. Lembrou que tem? É só lavar e seguir a sua vida!
O que são produtos proibidos? 
Produtos proibidos no low poo são todos aqueles que contém substâncias derivadas do petróleo: óleo mineral, parafina, petrolatos, silicones insolúveis em água e, no caso dos shampoos principalmente, sulfatos. Estes produtos, segundo a técnica, prejudicam ou impedem a real hidratação dos cabelos por "entupirem" os poros. Você pode estar se perguntando se é preciso decorar todas estas substâncias, não é mesmo? Não diria decorar mas ter à mão todas as vezes que for as compras seria interessante, para não correr o risco de levar para casa um produto com substâncias proibidas sem querer. Apesar de muita gente também ter abolido os "parabenos" da sua lista de produtos ao aderir a técnica, originalmente eles não estão proibidos. Parabenos são conservantes usados não só em cosméticos mas principalmente neles, quimicamente, os parabenos são os ésteres do ácido 4-hidroxibenzoico com álcoois de cadeia curta. Sua eficácia como conservantes, em combinação com o seu baixo custo, a longa história da sua utilização, e a ineficácia das alternativas naturais, como o extrato de semente de toranja, explica porque os parabenos são tão comuns. Alguns parabenos são encontrados naturalmente em fontes vegetais. Por exemplo, metilparabeno é encontrado em amoras, onde ele atua como um agente antimicrobiano (Fonte: Wikipédia).
Caso eu use algum produto proibido é preciso lavar com shampoo anti-resíduo?
Não, os proibidões saem com shampoo comum que contenha sulfato. Shampoo anti-resíduo não deve ser usado indiscriminadamente porque exige muito do cabelo, além do que, se você faz algum processo químico de coloração, o shampoo anti-resíduo pode contribuir para o desbotamento. 
Como saber o que pode e o que não pode? 
As marcas agora tem facilitado a nossa vida estampando em seus rótulos adesivos, indicando assim que os produtos são livres de componentes que não podemos usar quando aderimos à técnica. Mas se restar alguma dúvida, vocês podem consultar as listas disponíveis na internet, indico o "Guia Low Poo - Manual para Iniciantes (Blog Cacheia)", o texto é da Maressa Souza e está super bem explicadinho por lá. Mas, vou deixar por aqui uma listinha básica dos mais comuns que são proibidos para a técnica:
Sulfatos: Sodium Laureth Sulfate, Sodium Lauryl Eter Sulfate, Sodium Laurisulfate/Sodium Lauryl Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Sodium Trideceth Sulfate, Sodium Coco-Sulfonate, Sodium Sulfate Coconut.

Patrolatos: Petrolatum/petrolato, Mineral Oil/óleo mineral, Parafinum Liquid/parafina líquida, Isoparaffin, C13-14 Isoparaffin, C12-20 Isoparaffin, Vaselina/vaselin, Isododecane/Isododecene.
Tenho dado preferência aos produtos de marcas conhecidas que já se apresentam como liberados para low poo, lembrando que a outra técnica conhecida como "no poo" é mais restritiva e não usa nenhum tipo de shampoo, então não precisam se preocupar com os sulfatos que quase não aparecem nos demais produtos do cronograma capilar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!