30 setembro 2016

Rebelando-se contra padrões: o empoderamento estético além da cor dos cabelos

Quando as pessoas confundem o empoderamento estético apenas com o cabelo, logo surge a crítica à cor que escolhi para os meus cabelos: “Se você tem tanto orgulho de ser negra, por que pinta os cabelos de loiro?”

ELA É NEGRA E PINTA O CABELO DE LOIRO PORQUE TEM VERGONHA DE SER NEGRA

Essa é uma crítica que sempre surge quando o imaginário das pessoas associa essa cor de cabelo apenas a pessoas brancas. No entanto, essa cor é simplesmente a que escolhi para o meu cabelo, sem um significado específico por trás (aliás, nem sei exatamente qual é a cor, dada a quantidade de transformações pelas quais passei). 

Não há um código ou significado místico, apenas acordei um dia decidida a deixar {o cabelo} claro e o fiz, de forma simples. Mesmo sendo apenas uma cor, há, sim, um empoderamento por trás dessa escolha, porque para uma mulher negra, abandonar os padrões estéticos conhecidos requer uma boa dose de coragem.

Negros naturalmente loiros, nas Ilhas Salomão - LEIA MAIS SOBRE ELES AQUI

Passando pela fase mais difícil de aprender e internalizar que cabelos loiros não são exclusividade da raça branca, é importante compreender as questões do empoderamento estético. Vale ressaltar que grande parte das opressões que sofremos na infância está relacionada aos nossos cabelos. Mensagens como “não pode soltar, não pode pentear, dá trabalho, é feio, tem aparência de sujo, ressecado” são reproduzidas diariamente, levando as crianças negras a acreditarem que seus cabelos têm defeitos. 

Com o tempo, muitos pais ou responsáveis alisam os cabelos crespos, alegando ser para “dar menos trabalho”, reduzindo ainda mais as opções disponíveis. Não é permitido pintar, colorir ou descolorir, pois muitas vezes as químicas de transformação não são compatíveis com as de coloração. Assim, passamos anos com o cabelo preso a um padrão imposto pela sociedade.

Ao nos libertarmos do padrão “Europa” cruelmente imposto às mulheres negras, percebemos que nossos cabelos são livres, permitindo-nos escolher a cor e a forma que desejamos. A liberdade de assumir o próprio cabelo e negritude nos devolve parte da liberdade que nos foi tirada há anos, possibilitando-nos brincar com cores, entender que não é necessário ter pele branca ou cabelo liso para ousar e se reinventar. 

Livramo-nos do preconceito que determina o lugar e a aparência que a mulher negra deve ter.

ELA É NEGRA E PINTA O CABELO DE LOIRO PORQUE TEM VERGONHA DE SER NEGRA

Por isso, ousar e experimentar novas cores é exercer a liberdade que o cabelo natural proporciona, desafiando um padrão limitador e cruel. É afirmar ao mundo que nós, mulheres negras, existimos, resistimos e não nos importamos mais com críticas como “cabelo loiro não combina com a nossa pele”. Não permitiremos que um padrão idiota nos impeça de aproveitar a vida e as cores que ela nos oferece.

5 comentários:

  1. Acho que negras ficam maravilhosas com cabelos louros e dourados! Combina demais!

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo texto! Ele me fortaleceu, é como se tivesse tomado uma pílula de super power. sou professora de geografia para adolescentes. tambem sou negra com muito orgulho!

    ResponderExcluir
  3. A cor do seu cabelo não define sua raça,eu sou negra aliso meu cabelo pinto de loiro isso
    tem a ver com estilo de cada um.
    Sou feliz assim,tenho orgulho de ser negra.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!