28 junho 2016

TYRA BANKS CRIA LINHA DE MAQUIAGEM PARA MULHERES NEGRAS

A atriz americana Tyra Banks cria uma linha de maquiagem para mulheres negras: "Estava cansada de ver mulheres com a pele negra sem conseguir fazer contorno. Criei esses produtos para que todo mundo tivesse a possibilidade de brincar com sombras e iluminação.
TYRA BANKS CRIA LINHA DE MAQUIAGEM PARA MULHERES NEGRAS
Atire a primeira pedra a mulher negra que nunca teve dificuldades para encontrar a maquiagem que se adaptasse a sua pele. E falando de nós negras de pele mais escura, atire outra pedra aquela que nunca teve dificuldade de fazer um contorno decente, porque já é duro encontrar uma base no nosso tom imagine então encontrar uma mais escura para o contorno, não é mesmo?
Neste mês a a atriz Tyra Banks que já possuí marca de Makeup nos Estados Unidos incluiu á sua loja uma linha de maquiagem para mulheres negras na intenção de produzir representatividade, nada mais juto já que ela é também uma mulher negra e deve ter sentindo muito na pele a dificuldade que nós percebemos na hora de encontrar maquiagens que contemplem o nosso tom.
TYRA BANKS CRIA LINHA DE MAQUIAGEM PARA MULHERES NEGRAS
Em entrevista ao site Essence, Tyra disse "Tenho o desejo e a responsabilidade de garantir que todas as mulheres que usam meus produtos se sintam lindas e representadas", seria muito bom que todas as marcas sentissem que as mulheres negras querem se sentir representadas e principalmente enxergadas como mercado consumidor exigente, no Brasil por exemplo a sensação é de que o mercado produtor acostumou-se com a consumidora que "compra o que tem e se vira na adaptação" quando na verdade quem deveria se adaptar a nós seriam os produtos e não o contrário. 
Isso só vai acontecer, quando as mulheres negras conseguirem impor que são parte significativa no mercado consumidor de cosméticos e exigirem que os produtos para nosso tom não sejam "improvisos" ou misturinhas e sim feitos para nós e nossa diversidade. 
TYRA BANKS CRIA LINHA DE MAQUIAGEM PARA MULHERES NEGRAS
Na linha de maquiagens de Tyra Banks, o iluminador que antes contava apenas com o tom "champagne" agora também pode ser encontrado no tom "Golden Bronze" e assim fica mais difícil parecer que você acaba de jogar um pote de purpurina cinza no rosto.
A caminhada é longa e temos muito a percorrer principalmente no Brasil, mas é tomando atitudes como estas que deixaremos de ser invisibilizadas.
Não dá para dissociar racismo das coisas mais corriqueiras e banais, como por exemplo uma mulher negra chegar a uma loja de maquiagens e virar motivo de chacota quando todos os produtos que ela experimenta parecem mais uma fantasia do que algo para acrescentar a sua beleza. Não dá para desconsiderar o racismo quando uma marca nacional produz nove tons de base com apenas três que contemplam a pele negra. Nós queremos que o Brasil siga estes exemplos e comece a enxergar a diversidade da mulher brasileira, não apenas nas falas comerciais mas também na prática e nas prateleiras.

3 comentários:

  1. Babado,finalmente uma marca que atende as necessidades da nossa pele,sei que a importação da mesma seria uma facada nos nossos bolsos,mas que a iniciativa da Tyra,alcance as pretas brasileiras famosas e que essas possam fazer o mesmo por nós.
    Sucesso e bjos,minha diva
    Excelente matéria
    Evy Gonçalves
    Melanciaeve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tyra é uma linda mesmo. Sou apaixonada pelas embalagens dessa linha dela <3

    bj, Carla | http://www.glossyc.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!