30 dezembro 2015

SUBTOM DA PELE, VOCÊ SABE QUAL O SEU?


Eu sempre tive uma birra eterna de posts que ensinam ou "indicam" qual tom de batom ou esmalte a mulher negra deve usar porque eu simplesmente acho que nós combinamos com todas as cores QUE NÓS QUISERMOS usar mas me aventurando pelo mundo das maquiagens eu descobri que existem outros fatores que podem influenciar em um tom de base ou blush funcionar ou não para você!
Toda mulher negra sabe da dificuldade de achar uma base que combine com a sua pele não é mesmo? E quanto mais escura for a pele mais difícil fica de encontrar uma base adequada e sabia que a base não tem só que ser visualmente no seu tom mas também ter um fundo que se adeque ao seu? 
Quando você compra uma base que ao olhar você jurava que ficaria ótima mas passa e descobre que ela deixou o seu rosto acinzentado, alaranjado ou avermelhado demais significa que o subtom dela é diferente do fundo da sua pele! Sim, eu achando que era difícil e descubro que é mais difícil ainda encontrar uma base que se adeque perfeitamente.

Como descubro o meu subtom? 

Existem sinais que podem lhe ajudar a identificar se a sua pele é FRIA, QUENTE ou NEUTRA. Por exemplo, quando você toma sol fica bronzeada ou vermelha? Nem toda mulher negra fica bronzeada quando toma sol (eu sou uma dessas, fico vermelha feito um pimentão, HAHAHAH) e isto pode ajudar a identificar o subtom correto da sua pele. Outra particularidade é: suas veias na luz natural são azuladas, esverdeadas ou arroxeadas? Isto também pode ajudar a identificar onde o seu subtom se encaixa.



Algumas marcas como a maravilhosa MAC tem suas bases para os subtons neutros, os frios e os quentes aquelas duas letrinhas que acompanham a numeração são indicativos da "temperatura do fundo": NW tons quentes e NC tons frios. Mas nem todas as marcas são assim, algumas (a maioria das mais baratas) sempre tem um fundo padrão para todas as suas bases isso quer dizer que você pode testar as variações de tons escuro e nenhuma vai ficar boa, simplesmente porque o fundo não se adéqua ao fundo da sua pele.

Algumas dicas de quem compra base na "tentativa-erro":


- Se sua pele é muito rosada ou muito amarelada usar uma base com o fundo oposto pode ajudar a amenizar isto.
- Nunca uma base vai ficar perfeita para todas as áreas do seu rosto, temos naturalmente algumas partes mais escuras do que outras e ignorar isto, pode tirar totalmente a profundidade que a combinação "luz-sombra" te dá, deixando com aquela make "engessada".
- Respeite o fundo da sua pele para não ter que colocar a culpa na base. O centro do meu rosto é amarelado, testa e laterais são avermelhados e eu já comprei base jurando que ela teria que ficar boa em todo o meu rosto: poucas fazem este milagre.
- Tente ter uma base para o contorno e outra para o centro do rosto assim fica mais fácil uniformizar.
- Comprou uma base amarelada  ou avermelhada demais para você? Faça misturinhas que é melhor que jogar dinheiro fora!
- Subtom não tem nada a ver com o seu tom de pele, uma negra pode ter a pele quente, fria ou neutra tanto quanto uma mulher branca.
- Nem todas as dicas são certeiras, eu por exemplo tenho as veias aparentemente esverdeadas, no entanto não fico bronzeada ao tomar sol, fico vermelha igual a um pimentão!

A divisão entre peles com subtons frios e quentes também diz coisas sobre pessoas com a pele de subtom FRIO ficarem melhores com roupas azuladas / arroxeadas enquanto pessoas de pele com subtom quente ficarem melhores de roupas avermelhadas/alaranjadas mas aí eu já acho um pouco demais afinal, fica bom aquilo que a gente gosta!

E o que funcionou para mim?

A minha pele é AMARELADA (tom quente) no centro do rosto e AVERMELHADA  (tom frio) na testa e contorno. Ou seja? Meu subtom é quente no centro e frio nas laterais e para não usar várias bases (até porque, haja dinheiro não é mesmo?) eu optei por uma base de fundo AMARELO que equilibra o meu contorno e se adéqua ao centro do meu rosto ao mesmo tempo. As bases que mais tem funcionado para mim nos últimos tempos são da MAYBELLINE: Super Stay Matte e Dream Mousse ambas na cor Cocoa Dark. 
E  vocês, já conhecem seu subtom? Conhecem o subtom da sua marca de maquiagens favorita? Conta aqui nos comentários. Abraços e até o próximo post.




Um comentário:

  1. estou muito confusa em tentar descobrir o meu subtom de pele. Eu sou o tipo que toma sol e não fica bronzeada, mas fica vermelha da cor de um camarão. As minhas veias, sinceramente, não consigo distinguir se são azuis, esverdeadas ou roxeadas

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!