24 agosto 2015

Stefanie Durval: MODELO, ATRIZ E NEGRA SIM SENHOR!




O assunto é feliz e animador porque eu adoro dar boas notícias para o nosso povo. Sabe aquele lance de representatividade ser importante? Vamos falar de representatividade no cenário da moda!
A moda, deixou de ser tratada como futilidade faz tempo, é um setor que emprega direta e indiretamente milhares de pessoas no Brasil e ajuda sim a movimentar a nossa economia, o negro brasileiro tem um histórico prejuízo neste ramo pois a beleza considerada padrão na moda é a Européia. Modelos magras, quadris estreitos, pele branca e todas aquelas características que nós negras não temos! Precisamos mudar esse quadro e é dia pós dia que seremos absorvidos por este mercado, para que entendam que negro não é alegoria para "x" tema de apresentação. Modelo negro é modelo, ele pode estar em todos desfiles mesmo que não estejamos falando de Africa por exemplo.


E hoje vamos conhecer a Stefanie Durval, atriz, modelo e negra! Ela tem 22 anos e mora no RJ e tem brilhado por aí representando a sua comunidade e a nossa raça!

Stefanie é modelo desde os oito anos de idade, nascida e criada em Madureira ela sabe que a moda ainda (veja bem, ainda!) não é um espaço democrático e é preciso muito para que nós possamos nos sentir inseridos neste mundo!
Em agosto deste ano, Stefanie mostrou o seu trabalho na 25ª FEVEST levando todas as suas resistências para passarela ela mostrou o quão incrível ela é naquilo que faz! 

Fotografia: Marcio Romano | Make-up: Agatha Coppetti  | Produção: Eduardo Fraga
Ela não pára. Além de modelar, é
atriz, estuda artes cênicas e está envolvida no projeto de um filme que deve ser lançado em setembro deste ano. O filme fala exatamente do cotidiano do negro brasileiro e pelo que andei lendo, já tem mais de 30 atores negros viu?

Ela define seu estilo como "próprio e original":
"Eu gosto de peças criativas e originais. Geralmente customizo algumas peças que compro em liquidação, às vezes compro algumas peças bem retrô em brechó e customizo também. Eu  defino meu estilo como original, meu jeitinho “ Durval” de ser tem um pouquinho de tudo: da renda, jeans até regata básica. Mas o que eu não abro mão é do  conforto, acho que se sentir bem é mais importante que estar linda."
E eu diria mais, se você puder estar linda e confortável será ótimo mesmo. Não tem nada pior que ter de vestir uma roupa apertada ou larga demais, um sapato apertado para alguma ocasião porque o desconforto estraga o look.
Já citei em outros posts e vou repetir a moda é feita por cada um e para todos, não somos nós que temos que nos adequar a ela e sim ela que tem que nos enxergar e nos representar!


Fotografia: Marcio Romano | Make-up: Agatha Coppetti  | Produção: Eduardo Fraga


Como eu disse no começo do texto, a moda é um espaço que ainda tem muito a escurecer. Stefanie reconhece isso e nem por isso deixa de realizar o seu trabalho da melhor forma!


"Não concordo que negro se parece! Cada um tem seus traços, cabelos e corpos diferentes uns dos outros. Nossa beleza não é muito valorizada no mercado artístico, quando vou fazer algum trabalho como modelo ou  atriz, geralmente sou a única negra e isso me deixa super chateada. Sinto falta de mais negros na moda, na televisão e no meio artístico em geral!

Tem tantos negros estudando pra serem atores e sempre colocam cantores, filhos de famosos e etc... Na novela Verdades Secretas por exemplo, tem apenas uma negra; o Brasil tem tantas modelos negras lindas porque colocaram apenas uma? É cota? E fora o fato de os profissionais de beleza "não serem qualificados para a beleza negra", sinto que eles ficam bem perdidos com nossa pele e nosso cabelo, parecem que tem medo ou até "nojinho" de tocar. Nosso Cabelo, nossa cor não é moda. É raíz!" 
Style: Ana Paula Lisboa || Fotografia: Ruan Richard || Maquiagem: Rosana Mendes MakeUp || Produção: Nathália Soares / Yasmin Magalhães || Assistente de fotografia: Ricardo Nogueira Fotografia || Assistente de Produção: Cadu Barcellos
A Stefanie Durval é uma mulher linda, consciente do quanto a sua representatividade é importante para todos nós. E realmente, é preciso que nós nos coloquemos cada vez mais a par de tudo que podemos fazer para democratizar os espaços. Abaixo, vou deixar todos os contatos da Stefanie, ela tem uma página super legal no face onde posta todos os trabalhos, vale sim muito a pena seguir essa lindeza!




Espero que tenham gostado do post e até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!