24 outubro 2018

EU SOU A DEFENSORA DE DIREITOS HUMANOS QUE JAIR BOLSONARO QUER EXTERMINAR


Eu sou a defensora de Direitos Humanos que Jair Bolsonaro vai matar.
Eu sou a pessoa negra que não serve nem para procriar, segundo Jair Bolsonaro.
Eu sou a mãe que vai dar agrotóxico para o filho comer, porque seu candidato não vê problema na liberação.
Eu sou a mulher que vai morrer porque o meu agressor agora vai andar armado e quando eu disser NÃO para as investidas dele ele irá me matar.
Eu sou o próximo corpo tapado com um lençol no meio do caminho para o seu trabalho.
Eu sou a próxima desaparecida e torturada por uma polícia autorizada a matar quem discorda de um governo fascista.

E você é a pessoa que não se importa com nada disso, porque o fascismo é irracional, fascistas são irracionais. Você é o fascista que está colocando em risco a minha vida.

Eu, mulher negra, hoje cursando a metade da graduação em História na Universidade Federal de Minas Gerais, mãe de uma criança negra me coloco a pensar o seguinte: se em toda sua história o Brasil assumiu um genocídio da população negra, sob o falso pretexto de "combater a violência", matando homens e mulheres, jovens e crianças, todos negros e as vezes com um Iphone na cintura, ou uma furadeira na mão, isso tudo de maneira ilegal, o que acontecerá então conosco dentro de um regime Fascista?

Que país em 2018 se levanta à favor do fascismo, alguns estudiosos perguntam... eu arriscaria uma resposta:

O Brasil é racista, machista, misógino, homofóbico e ainda consegue a proeza de ser xenofóbico com compatriotas, isso não significa que todos os brasileiros são, significa dizer que nossa cultura é, portanto o monstro do fascismo sempre esteve nos pilares da nossa sociedade, o que ele precisava, no entanto, era de um líder que autorizasse a publicidade desse discurso, o tornasse socialmente correto. Oras, numa sociedade racista, é normal ser racista. Numa sociedade homofóbica, é normal ser homofóbico e se o líder da nação for, porque vão julgar o Zé das Couves?

Hoje eu escrevo este texto com a esperança de passar os próximos anos da ditadura sendo corrigida nas minhas falas, escrevo esperando que todos os dias este texto seja revisitado por alguém dizendo "nada disto aconteceu, tá vendo?", mas, ontem eu discuti com colegas que muito em breve nós provavelmente estaremos cavando covas coletivas para nossos pares, estaremos enterrando nossos mortos pelo totalitarismo - A morte de Mestre Môa está aí para não nos deixar esquecer.

Atribuo esse momento - que não é de hoje, é de pelo menos desde 2013 - a nossa deseducação. Num país onde Historiador não é sequer uma profissão regulamentada, nos acostumamos a empurrar para debaixo do tapete todas as nossas vergonhas, a começar pela escravidão. Na cabeça da maioria das pessoas sem acesso a educação - e algumas com acesso a educação mas com privilégios suficientes para cegá-las - não falar sobre os mais de 300 anos de escravidão no Brasil seria o melhor jeito de acabar com as suas sequelas. Igualmente a ditadura, em mais de 20 anos de ditadura militar pessoas foram mortas, torturadas, exiladas e, após a retomada da nossa frágil democracia, o Brasil escolheu mais uma vez colocar para debaixo do tapete nossa história violenta. O que não se pensou é que  toda esta sujeira escondida estava alimentando um monstro, o monstro do fascismo que agora bate na nossa porta - e muito em breve em nossos corpos - foi alimentado com a nossa mania histórica de "deixar disso" assuntos tão caros à nossa história. Pagaremos agora o preço de ignorar e não ensinar à todos sobre o que foi ditadura, pagaremos o preço de não criar memória histórica nos brasileiros. É por falta dessa memória que agora homens e mulheres vão as ruas exaltar torturadores e pessoas que fazem apologia a tortura.

Não acredito que o candidato Jair Messias Bolsonaro irá pessoalmente, de casa em casa, matar cada um dos defensores dos Direitos Humanos, o problema é o discurso social que passa à ser considerado autorizado quando um regime fascista é instaurado e todas estas pessoas enlouquecidas, entorpecidas e irracionalizadas por este "líder" é que estão se tornando um perigo de fato. Estando fora de um regime fascista oficial o Brasil é o terceiro país do mundo no ranking de morte de Defensores de Direitos Humanos, agora, tente imaginar o que aconteceria se elegêssemos um fascista para comandar o país?

No próximo domingo eleitoral esteja próximo e seja presente para as pessoas que você ama, para as pessoas que correm risco de vida nestes tempos sombrios que virão. Sejam apoio, sejam companhia, sejamos uma resistência inteligente. Resistamos juntos e sejamos a força do outro quando faltar. Este não é um texto pessimista, não é uma carta de reconhecimento de derrota, pois independente de quem vença as eleições no próximo domingo nós já perdemos. Perdemos amigos, perdemos familiares, perdemos a sanidade mental, perdemos a confiança na evolução humana, perdemos a crença nas instituições intelectuais e nas instituições legais, perdemos a capacidade de ter empatia, o Brasil já perdeu tudo. Ninguém mais vai acreditar no mito de que somos bons e receptivos por natureza, ninguém mais vai olhar para o amigo legal apesar de homofóbico e acreditar que ele não te mataria se pudesse. 

Todos perdemos.

14/04/2015 - Bolsonaro é condenado por declarações homofóbicas e racistas
https://oglobo.globo.com/sociedade/bolsonaro-condenado-por-declaracoes-homofobicas-racistas-15866495

17/03/2016 - 100 Frases homofóbicas de Jair Bolsonaro
https://revistaladoa.com.br/2016/03/noticias/100-frases-homofobicas-jair-bolsonaro/

07/10/2018 - Bolsonaro propõe ensino a distância para combater marxismo e reduzir custos
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/08/bolsonaro-propoe-ensino-a-distancia-para-combater-marxismo-e-reduzir-custos.shtml

17/10/2018 - Quem é Ustra, o torturador celebrado por Bolsonaro até hoje
https://www.cartacapital.com.br/politica/quem-e-ustra-o-torturador-celebrado-por-bolsonaro-ate-hoje

17/10/2018 - Investigação policial conclui que morte de Moa do Katendê foi motivada por briga política
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2018/10/17/investigacao-policial-conclui-que-morte-de-moa-do-katende-foi-motivada-por-briga-politica-inquerito-foi-enviado-ao-mp.ghtml

18/10/2018 - Bolsonaro é uma ameaça ao planeta - O candidato de extrema direita já anunciou medidas que vão abrir a Amazônia ao desmatamento
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/17/opinion/1539799897_917536.html

18/10/2018 - Como o ensino a distância defendido por Bolsonaro prejudica os brasileiros?
https://www.brasildefato.com.br/2018/10/18/como-o-ensino-a-distancia-defendido-por-bolsonaro-prejudica-os-brasileiros/

21/10/2018 - Alvos de Bolsonaro, equipes de Ibama e Chico Mendes sofrem ataques na Amazônia
https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2018/10/alvos-de-bolsonaro-equipes-de-ibama-e-chico-mendes-sofrem-ataques-na-amazonia.shtml

22/10/2018 - Jair Bolsonaro fere a constituição de 1988 ao ameaçar de prisão ou exílio pessoas contrárias as "leis" de seu governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!