25 novembro 2017

CINCO VÍDEOS PARA CONSTRUIR DISCUSSÕES SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra no Brasil é "comemorado" no dia 20 de Novembro, mas, as discussões que envolvem raça e, principalmente, racismo no Brasil não podem se resumir a este dia. Vivemos num país de maioria negra, o maior em população negra fora do continente Africano e mesmo assim experimentamos o racismo em suas mais diversas facetas, absurdas ou veladas, o que nos obriga a discutir sempre e muito bem todas estas questões. 
Durante a semana da Consciência Negra foram ao ar cinco vídeos no canal do YouTube que podem lhe ajudar a traçar várias discussões em sua comunidade escolar, acadêmica e em todos os espaços de socialização em que é indispensável a discussão sobre o tema e suas implicações na vida de todas as pessoas. 

1 - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA OU DIA DA PACIÊNCIA NEGRA?

O Dia da Consciência negra é, antes de tudo, um dia de luta, reflexões sobre as conquistas e os desafios que as pessoas negras ainda enfrentam no Brasil, mesmo com tantas demandas estruturais algumas pessoas só enxergam o assunto neste mês e acabam transformando a data em mais um dia de testes para a nossa paciência. 


2 - PORQUE O DIA 20 DE NOVEMBRO É O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO BRASIL?

Sabemos que o dia 20 é um dia de debate sobre o assunto, em alguns lugares do Brasil é considerado também feriado ou ponto facultativo, mas, você sabe o porque da data ter sido escolhida como o dia para marcar esse ciclo de discussões?


3 - O CAPITAL CULTURAL DAS PESSOAS NEGRAS

Mais um "fenômeno" que ocorre especialmente no mês de novembro e contribui para a desvalorização das pessoas negras: a desvalorização do capital cultural na hora de convidar para darmos "aquela palavrinha" no dia da consciência negra. Nós, pessoas negras, podemos falar não só em novembro, não só sobre raça, racismo e, principalmente, devemos receber por isto, afinal, capital cultural não cai do céu. 


4 - PADRÃO DE BELEZA E AUTOESTIMA DA MULHER NEGRA

A estética tem um lugar de discussão para além dos cabelos e batons coloridos, tranças e toda a estética libertadora que algumas de nós tem assumido, a autoestima da mulher negra não é devidamente trabalhada desde a infância e quando chegamos a idade adulta é difícil construir um novo lugar para autoimagem, numa sociedade racista se achar bonita é uma afronta.


 5 - PORQUE O DIA 20 DE NOVEMBRO NÃO DEVERIA SER FERIADO

Esta é uma discussão dentro do movimento negro e ainda não há um consenso, mas, é importante ouvirmos os argumentos dos dois lados para formarmos nossa opinião.


Existem dezenas de outros temas que podem e devem ser abordados durante todo o ano quando o assunto é relação racial, estes vídeos podem ser um pontapé inicial para que o debate se inicie e crie frutos na sua comunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!