04 novembro 2016

NOVEMBRO NEGRO | SERVIÇO DE PRETO: CONHEÇA, CIDA SANTOS

Foto: Ly Cavalcanti | Cida Santos - Belo Horizonte
Maria Aparecida da Silva dos Santos ou, como é mais conhecida, Cida Santos, empresária e dona da marca "Nega Badu" que produz acessórios afros em Belo Horizonte. Com peças exclusivas em suas coleções, a grife Nega Badu é presença garantida nas feiras de afro empreendedores na cidade. 
Cida Santos sempre trabalhou com artesanato, mas foi no mercado da moda que ela se encontrou e encontrou portas para investir de vez no seu trabalho. Na hora de responder se ela escolheu ou foi escolhida por esta profissão, Cida Santos diz que acredita que foi uma espécie de casamento perfeito, "comecei a fazer artesanato para me ocupar e quando vi , já estava de corpo e alma".
Na sua profissão, você encontra alguma dificuldade que, no seu ponto de vista, esteja relacionada ao fato de ser negra?
A dificuldade está em fazer o cliente reconhecer o valor do meu trabalho e entender que é exclusivo, artesanal e com estilo.
E a dificuldade relatada por ela também é sentida por vários profissionais negros em suas áreas, sejam elas quais forem, a valorização da mão de obra negra é historicamente minimizada em todas as situações.


Cida, no dia-a-dia da sua profissão, você consegue inserir seu posicionamento crítico em relação às questões raciais?
Às vezes consigo dependendo do local que eu levo meus acessórios, como em escolas, eventos e palestras. Nestes locais, normalmente eu consigo falar e mostrar minha posição em relação ao assunto.
A maioria dos afro empreendedores de Belo Horizonte, por exemplo, expõe seus trabalhos em feiras que contemplam exatamente este recorte racial, talvez por isto, se torne mais fácil abordar os assuntos sob uma ótica empoderada.


E, para finalizarmos, Cida, um conselho que daria para os negros que desejam se profissionalizar na mesma área de atuação que você?
Perseverança, acreditar no que faz.


Amanhã, uma nova entrevista, com uma profissional de outra área. Vamos juntos dar um novo significado à esta expressão, nós podemos tudo! |Entrevista Anterior|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!