25 julho 2016

PRETA CREATOR: PORQUE EU RESOLVI ME TORNAR YOUTUBER?

A cada dia mais mulheres negras decidem ocupar o Youtube e se tornar criadoras de conteúdo. Maquiagem, moda, comportamento e tantos outros assuntos são abordados pelas mulheres negras, com qualidade e propriedade. Então, quer saber porque eu decidi entrar neste mundo?
PRETA CREATOR: PORQUE EU RESOLVI ME TORNAR YOUTUBER?
Atualmente as mídias alternativas tem sido a saída encontrada por produtores e consumidores de conteúdo quando buscam por representatividade. As mídias convencionais são todas no padrão "europa de qualidade", ficando impossível se sentir "normal" diante de todas as opções (quase iguais) que são apresentadas. Geralmente às apresentadoras são brancas, heterossexuais, magras, altas e nós estamos longe de nos encaixar neste modelo de mídia.
Com a democratização da internet, a facilidade de produzir e colocar seu conteúdo em sites como o Youtube por exemplo, nós passamos a encontrar, poder ser a representatividade que tanto procuramos e este com certeza é o motivo mais determinante para eu ter decidido produzir conteúdo para o youtube.
Mas não basta apenas produzir, tem que se dedicar a entregar um conteúdo de qualidade técnica exemplar, afinal nós youtubers negras não contamos com o privilégio social de, "nossa carinha padrão já contar pontos na história". Por isto na hora de decidir ser uma Youtuber, a mulher negra já deve imaginar que o trabalho é DOBRADO. 
Conteúdo de qualidade com o máximo de técnica e ainda conciliar com a vida corrida que a maioria de nós leva. Quem é que escolhe esta loucura?
Nós, as mulheres negras "loucas" e buscando a todo tempo a representatividade. No começo dos tempos "internauticos", era praticamente impossível encontrar produtoras de conteúdo negras e felizmente este cenário vem mudando. Aqui no blog você encontra, uma lista com CINCO YOUTUBERS NEGRAS QUE EU ACOMPANHO e indiquei para vocês conhecerem também. Mulheres que descobriram que sim, podem e devem colocar a sua marca na internet. Mercado e público com certeza existem para os mais variados assuntos, então, porque não arriscar?
E é por tudo isto que eu decidi ocupar outra base além do blog, acredito que esta plataforma sempre terá os seus amantes, mas precisamos sim nos dar a liberdade de ser representatividade em diversos lugares e criar conteúdos diversificados. Temos hoje, a possibilidade de falar daquele assunto que a gente sempre procura e nunca encontra, ou só encontra de maneira não satisfatória, então porque não tentar?
Ser uma creator negra não é fácil, dá trabalho, cansa, tem dias que a internet não funciona, tem dias que o computador ameaça pifar de vez, às vezes dá vontade de parar com tudo, mas na maioria dos casos a recompensa é quando o nosso conteúdo chega as nossas iguais e é para elas que nós youtubers negras produzimos. Sejamos hoje, a representatividade que nunca tivemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!