22 julho 2016

ORGANIZE SEU TEMPO COMO BLOGUEIRA PROFISSIONAL - HOME OFFICE

Organização é a base da profissionalização do seu blog e nada de se boicotar, hein? O post de hoje traz dicas para você adaptar à sua rotina e conseguir colocar em dia todos os planos que você tem para o seu trabalho como blogueira profissional!
ORGANIZE SEU TEMPO COMO BLOGUEIRA PROFISSIONAL - HOME OFFICE
Já faz algum tempo que o Blog Na Veia da Nêga deixou de ser apenas uma diversão e passou a ser uma ocupação, um trabalho de fato! E quando você passa a encarar isso com seriedade vem a necessidade de organização, para que você consiga manter seu planejamento e entrar numa rotina. É fundamental que seu público saiba que pode e deve esperar seu conteúdo no dia combinado, isso trará ao seu trabalho a credibilidade e a chance de ganhar um público, não apenas "seguidores".
Se você tem outro trabalho além do blog, essa divisão pode ser um pouco mais difícil, mas não é impossível ok? Um pouquinho de método faz as coisas funcionarem muito bem.
ORGANIZE SEU TEMPO COMO BLOGUEIRA PROFISSIONAL - HOME OFFICE
Defina o seu tempo. Quantas horas por dia você vai dedicar ao blog? Quantas horas de fato você pode dedicar ao blog?
Todas nós "blogueiras mortais" temos uma vida corrida e é preciso definir como e em qual horário a nova atividade de blogueira vai se encaixar. Se você trabalha fora por exemplo, pode separar uma ou duas horas do seu dia para se dedicar ao blog e otimizar este tempo, não adianta separar duas horas para o blog e ficar batendo papo no whatsapp, combinado?!
Definidas quantas horas por dia serão dedicadas a sua atividade de blogueira, é hora de definir qual dia da semana fica para quê, para daí pensarmos em coisas de ordem prática para cada dia. Por exemplo, se você trabalha durante o dia e definiu que durante todas as noites você vai dedicar duas horas ao seu trabalho, é preciso pensar se a iluminação que você tem a disposição será suficiente.

Programação. A maior parte das redes sociais permitem que você programe seu conteúdo, utilize isso a seu favor!
É bom sim produzir aquela pauta fresquinha sobre um assunto que começou a bombar no mesmo dia às sete da manhã, mas a organização pede antecedência. Aproveitar para escrever o conteúdo com precedência, favorece outro ponto super importante que é a REVISÃO. Se todos os seus posts saírem na correria, aumentam as chances de saírem mal escritos ou com erros considerados bobos que só passam por falta de atenção. Planeje-se sempre!
Defina uma rotina durante a semana e se dedique a ela. Por exemplo, se definir a quarta-feira como dia de fotografia e gravação, aproveite para fazer o máximo que conseguir neste dia. Anote suas ideias com você, no dia definido para gravação organize os looks e mãos a obra, aproveite a make e faça vários vídeos mudando o batom, os brincos ou o penteado para o cabelo. Nós sabemos a trabalheira que dá montar toda o equipamento de luz e câmera, então aproveite que já está tudo montado e faça vários vídeos. Defina também um dia para edição e descarregue o conteúdo, assim você consegue deixar seus vídeos prontos com antecedência e se previne daqueles problemas que só acontecem quando estamos atrasadas, como internet caindo ou computador dando defeito!
ORGANIZE SEU TEMPO COMO BLOGUEIRA PROFISSIONAL - HOME OFFICE
Qualidade. Invista na propriedade técnica do seu conteúdo e não use a falta de grana como desculpa. 
Seria muito legal se cada uma de nós pudesse investir aquela grana em luz, câmera, áudio e outros recursos técnicos, mas não ter essa grana não pode servir como desculpa. Existem vários vídeos de DIY no Youtube com dicas para fazer sua iluminação, tripé e mini-estúdio de fotos caseiros e todos estes conteúdos estão disponíveis de graça na internet, basta ter aquele compromisso de ver e aprender. Dicas simples podem melhorar a qualidade das suas fotos, quer um exemplo? Se você faz suas fotos para o blog usando seu celular e ele não tem a melhor resolução do mundo você pode separar tudo que precisar ser fotografado e fazer isto aproveitando a luz do dia. Monte o fundo e fotografe todos os produtos aproveitando a melhor luz que existe, ao longo da semana você vai usando o conteúdo produzido de acordo com o seu calendário.

Respeite os combinados com você mesma. Não adianta definir um calendário e ficar se boicotando, ser blogueira não é brincadeira!
Pois é, não adianta nada ter chegado até aqui neste post, se você em uma semana já vai estar novamente toda atrapalhada com seu conteúdo. É preciso disciplina. Como já vimos, na hora de fidelizar o seu público ele espera que você tenha compromisso com ele, se no seu canal tem vídeo toda sexta-feira, o mínimo que se espera é UM VÍDEO TODA SEXTA-FEIRA e se você não dá conta de cumprir este combinado, apenas não o faça! Seu público é o que te manterá viva na internet portanto cuide dele e atenda suas expectativas. 
ORGANIZE SEU TEMPO COMO BLOGUEIRA PROFISSIONAL - HOME OFFICE

4 comentários:

  1. Ótimas dicas Lívia! Comecei a fazer algumas coisas que você citou, dá uma diferença enorme e o trabalho rende.

    http://www.pretinhavaidosa.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei das suas dicas, eu também separo dias específicos para cada tarefa sabe? Assim eu consigo me organizar melhor e manter tudo atualizado! A parte ruim mesmo é divulgar... essa nem sempre eu tenho tempo pra fazer, mas sempre faço o que posso!

    Beijooo
    www.cerejablack.com

    ResponderExcluir
  3. Preta,adorei a matéria,me ajudou muito principalmente a idea de organização semanal,tenho deixado a desejar muito essa questão no blog,enquant busco atender a uma frequencia no canal,sendo que ambos andam de mãos dadas,vou seguir suas dicas e sucesso para nós!
    Beij0s da Pre
    melanciaeve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, me ajudou demais!
    Preciso me organizar para manter minhas redes, blog e canal atualizados e nada estava dando certo... Agora tomei uma decisão : vou seguir essas dicas e darei um jeito de manter a freqüência!

    Muito Obrigada por esse post!

    www.eipsiiu.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!