01 fevereiro 2016

PARA QUE SERVE A HIERARQUIZAÇÃO DAS TEXTURAS CAPILARES


Precisamos falar sobre isso, falar muito, falar sempre e até a exaustão para que as pessoas naturalizem e aceitem a diversidade dos cabelos crespos, afinal, nem só de cachos comportados vive o conceito de beleza (ou pelo menos não deveria). Cabelos crespos e cabelos cacheados tem suas diferenças, não podemos ignorar isto mas também não podemos permitir que isto continue sendo "escala de beleza".
Quando comecei a minha transição eu tinha uma vaga lembrança de como eram os meus cabelos naturais, bem vaga mesmo afinal foram mais de 10 anos sob químicas de transformação e não fazia ideia da real cara do meu cabelo natural, mas lá fui eu me aventurar nos grupos de "cacheadas em transição" para descobrir a tal "tabela de tipos de cabelo", como eu sou bem lerda para estas coisas (e continuo, ainda não identifico meu cabelo naquela lista) resolvi pesquisar e ver se conseguia finalmente entender onde eu me encaixava. A primeira coisa que descobri foi que a origem desta classificação é americana ou seja, é bem difícil uma mulher brasileira se encaixar 100% em uma  tabela dessas afinal temos uma genética diferente não é? Então pode ser que você nunca encontre o seu tipo de cabelo naquelas tabelinhas  a não ser que criem uma para as mulheres cacheadas e crespas brasileiras (se já criaram, me avisem) com toda a nossa diversidade, acredito que vão surgir mais uns dez tipos diferentes dentre estas classificações famosas que já existem.
O segundo ponto que reduz a importância destas tabelas é que poucas pessoas tem o cabelo completamente uniforme, minha amiga Vivi Olly do Blog Blackacheadas é uma das poucas pessoas que conheço com o cabelo todo de um tipo só (lindo por sinal), pelo menos visivelmente falando a textura do cabelo dela é completamente uniforme (tipo lindo) mas isso é raro de acontecer, todas nós temos vários tipos de cabelos na mesma cabeça o que pode gerar uma confusão danada, na hora de ficar procurando em qual tipo você se encaixa.
E por fim o que considero mais perigoso nesta perseguição por classificar cabelos, enquadrar essas mulheres em algum rótulo é a glamourização de algumas e a marginalização de outras, os rótulos tem servido atualmente para dizer quem é "padrão fifa" e quem não é no mundo das cacheadas. Isso não é legal, sair do padrão alisado para entrar em outro padrão de "beleza" não é bacana e mais, produtos para cabelos crespos e cacheados são mais "tentativa e erro" do que qualquer outra coisa portanto dizer que essas tabelas servem para ajudar nos cuidados é furada já que cabelos crespos exigem a mesma dedicação aos cuidados sendo tipo 3 ou quatro, com produtos diferentes como qualquer outro cabelo. Ter um cabelo considerado tipo 4 não diz nada sobre o que você deve usar ou quantas vezes por semana você deve tratar por exemplo!
Cabelo crespo é identidade portanto não se preocupe em caber em quaisquer letras destas tabelas porque nenhuma delas vai contemplar as especificidades do seu cabelo. Não se preocupe com qual tipo o seu cabelo é só tenha consciência de que O SEU CABELO é o tipo mais lindo de todos!

5 comentários:

  1. onde você comprou seu pente garfo? qual loja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ganhei de presente, mas aqui em Belo Horizonte você encontra na loja destak no centro!

      Excluir
    2. voce poderia me passar o endereço da loja? sou de BH
      e onde compro panos para fazer turbante
      Bj <3

      Excluir
    3. Destak Cosméticos
      Endereço:
      Rua São Paulo, 270
      Belo Horizonte MG
      Telefone: (31) 3271-0301

      Excluir
    4. Agora, sobre os tecidos para turbantes eu faço os meus turbantes com tecidos "comuns" vendidos em lojas de tecidos que tem aqui no bairro. Escolho sempre os que escorregam e pesam menos. :)

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!