18 janeiro 2016

A PELE NEGRA PRECISA DE PROTETOR SOLAR?




Criou-se um mito à muito tempo, provavelmente desde o período da escravidão, que a pele negra é mais resistente que as outras. Seja ao sol, à ferimentos ou qualquer tipo de agressão algumas pessoas acreditam que só pelo fato da pele ser negra ela será menos atingida. Mas não é bem assim galera, nossa pele requer cuidados como qualquer outra e as especificidades também precisam ser observadas. Precisamos de um fator de proteção menor talvez mas ainda assim precisamos proteger a nossa pele das agressões dos rais solares pois elas podem provocar canceres e melanomas mesmo a pele negra tendo mais melanina (protetor natural) que as outras peles. 
O protetor solar age retardando em dez vezes o tempo que o sol leva para agredir a nossa pele e, quanto maior o Fator de Proteção Solar (FPS) maior será o tempo que o sol levará para "queimar" a pele. Por exemplo, se eu sem protetor solar levo 3 horas para queimar a pele no sol, usando um protetor solar de FPS10 a minha pele levará 30 horas para ser queimada na mesma intensidade. Porém, este efeito não é permanente e por isto mesmo o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas ou três horas dependendo de fatores externos e internos, se você transpira muito por exemplo o tempo de ação diminui.
Apesar de o fator mínimo encontrado no mercado ser de 2FPS, o mínimo para se considerar protegido é de 15FPS e saber se vai ser melhor para você utilizar um fator maior ou menor vai depender de diversos fatores. Se você estiver na praia por exemplo onde o sol está refletido numa superfície clara (areia) você deve aumentar o seu fator de proteção. E não é apenas o sol que pode agredir a pele, quem passa muito tempo sob lâmpadas muito claras ou na frente de computadores antigos  também deve se preocupar em utilizar o protetor e se lembrar de reaplicá-lo em intervalos regulares.
Além de preocupar-se com o fator de proteção é importante também escolher um produto adequado ao seu tipo de pele para evitar problemas em decorrência do uso do protetor solar como espinhas por exemplo.
Peles normais são aquelas sortudas que não apresentam nem ressacamento e nem oleosidade excessivos. Podem dar preferência a protetores em spray ou loção.
Peles secas apresentam um aspecto desbotado, opaco e muitas vezes podem ser ásperas ao toque. Quem tem a pele assim pode dar preferência aos protetores em creme ou loções que contenham água e óleo em sua composição para ajudar a hidratar e nutrir além de proteger dos raios UVA/UVB.
Peles oleosas devem dar preferência as loções oil-free e sem álcool. As versões em mousse também podem ser uma boa opção já que são mais leves, não obstruem os poros e nem deixam aquela sensação de pele brilhando ou "melecada".
Existem protetores específicos para área do rosto que vão contemplar também cada tipo de pele, já que nosso rosto merece cuidados bem específicos. O uso correto do protetor solar previne questões estéticas como manchas solares e queimaduras e também previne doenças de pele inclusive o câncer. A pele negra tem a melanina como proteção natural, mas dar uma ajudinha ao nosso organismo é muito importante além de sempre lembrar sempre de reaplicar o protetor. 

Estes eu posso indicar porque já usei e são MUITO bons, não deixam a pele oleosa mesmo, não me provocam acne e os dois primeiros tem um preço bacana. O L'Oreal e o RoC são os que deixam a pele mais sequinha, são os mais carinhos também mas compensam demais! Então galera, não esqueçam nunca da proteção da pele, principalmente as mulheres grávidas que com o aumento da oscilação hormonal, mancham com muito mais facilidade. As fotos do meu parto me dão até agonia de olhar para o rosto de TANTAS MANCHAS que eu tinha na pele e tudo por tomar sol sem proteção solar, até hoje mais de 3 anos após o parto ainda tem muitas manchinhas, acredito que só vão sumir depois de um peeling bem carinho, risos.
Voltem sempre ao blog e espero que tenho sido útil o post. Abraços e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!