08 dezembro 2015

PRECISAMOS ENTENDER QUE NÃO É SÓ POR CABELO!

O empoderamento dos jovens negros no ano de 2015 girou em torno de uma temática principal: a estética! E isto não é ruim, muito pelo contrário, as crianças de hoje tem a oportunidade de terem suas características físicas muito mais valorizadas e respeitadas do que eu tive a vinte anos atrás, o caso é que não podemos deixar o campo estético ter maior (ou menor) visibilidade que outras bases dos nosso empoderamento. Ter um cabelo maravilhoso não é mais importante que ter consciência política acerca do que vem sendo feito para o povo negro dentro do cenário das leis nacionais, estaduais e municipais, por exemplo, então é preciso lembrar sempre que NÃO É SÓ POR CABELO!
O seu black power armado ou aquela maquiagem que teve 600.00 mil curtidas no Instagram por si só não vai salvar ou mudar nada no cenário nacional de racismo e discriminação que está cada dia mais forte. As pessoas estão se demonstrando mais racistas de maneira diretamente proporcional ao quanto estamos lutando por espaço e reconhecimento, portanto nosso empoderamento deve permear todas as áreas!
No mês passado, o Blog Na Veia da Nêga foi convidado a fazer parte de um mini-documentário da Mandala Comunicações, falando sobre a estética negra representar mais que "cabelo", sobre ser um conjunto que contempla muito mais que nosso exterior! A Mandala é hoje a produtora oficial do Encrespa Geral aqui em Belo Horizonte e tem produzido uma série de vídeos para o canal "TV Encrespa" trazendo à cena conteúdo enegrecido aqui em Belo Horizonte!
Precisamos realmente fazer uma reflexão sobre quem somos, de onde viemos e o que nos trouxe até onde estamos e o mais importante, o que o nosso empoderamento individual pode fazer pelo coletivo. É preciso sim crescer sem perder a raiz do #Ubuntu e lembrar que ainda mais importante que o empoderamento individual é a força que o empoderamento do povo negro como um todo pode representar! Precisamos assumir a consciência de que somos um povo de diáspora e que somente juntos conseguiremos realizar mudanças efetivas! 
Nós somos a maioria da população deste país e o senso mais recente divulgado mostra que a população que se autodeclara preta ou parda já passou de 60% e um número tão grande de pessoas pode realmente fazer a revolução mas para que isso comece, precismos ter a consciência de que se você não usar a sua fala para empoderar um irmão que seja a sua volta, de nada adianta. Juntos somos fortes!
Em um vídeo de menos de 20 minutos pude falar um pouco sobre o porque a estética é importante mas não somente ela. Convido vocês a assistirem e qualquer ressalva ou crítica podem deixar nos comentários pois estamos aqui para aprender juntos! É muito importante que as pessoas negras possam falar, cada dia mais, quanto mais voz nós tivermos maior o nosso alcance!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!