09 setembro 2015

ESCURECENDO CONCEITOS: PELE NEGRA TATUADA PARTE II


Oi pessoal, vamos continuar o assunto? No post de hoje duas mulheres negras falando sobre suas experiências com suas tatuagens e mais dicas sobre o tema!


A pergunta que não quer calar: Vai doer?

Doer vai minha gente, isso não posso mentir! Mas limiar de dor varia de cada um para cada um e é impossível o outro determinar quanta dor você vai sentir. A opinião unanime de todos os tatuados que eu conheço é QUANTO MENOS GORDURA OU MÚSCULOS, mais dói e nisto eu sou obrigada a concordar! 
A sensação que a gente sente enquanto é tatuado também varia de pessoa para pessoa, em mim foi como uma queimação semelhante a quando você esfola alguma parte do corpo, foi exatamente o que eu senti mas algumas pessoas descrevem como uma sensação de calor, queimadura ou simplesmente "nervoso" durante o processo e vale lembrar que muita gente fala que dói mais traçar que colorir o que no meu caso também foi verdade, em vista do traçado o colorido não doeu nadinha!



Depois de perguntar se vai doer, o mais comum é perguntarem: Tem como não doer?

Mais uma vez isso vai variar de pessoa para pessoa, o que eu posso dizer é que quanto mais nervoso ou tenso você estiver, maior o nível de dor! É muito importante estar certo do que você vai fazer e ter confiança no profissional que lhe atende, assim pode ser que você esteja menos tenso na hora e isso reflita na sua sensação. Existem pessoas tão acostumadas a se tatuar e que confiam tanto nos seus profissionais que até  dormem durante o processo!






Protetor solar

É muito importante proteger a nossa pele de forma geral das agressões do sol, não só as peles tatuadas ok? O sol a longo prazo vai ter o mesmo efeito do laser apagando sua tatuagem e nós não sofremos horas tatuando pra depois perder não é? Existe um mito que a pele negra não precisa de protetor solar e isto é mentira, nossa pele é muito sensível inclusive a manchas e precisa sim ser protegida!







Sobre os mitos que envolvem a nossa pele tatuada existem vários e este post também conta com vários tatuados da vida real falando de fatos sobre como a sociedade aplica o racismo na nossa pele desenhada...


Quando você começou a se tatuar?
Fiz minha primeira tatuagem aos 18 anos, uma escrita no ombro esquerdo, uma palavra, significando todo um período da minha vida e algumas pessoas especiais, aos 19 tatuei um pássaro no braço direito e aos 20 fiz meu dois gatos no antebraço direito.

Sobre os mitos das tatuagens em pele negra: quais as pérolas você mais ouve? Já recebeu alguma recomendação absurda pelo fato de ter a pele negra tatuada?
Nunca gostei de tatuagens coloridas, até minhas ilustrações são uma mistura de caneta bic preta, nanquim ou qualquer outro material forte e escuro. Já ouvi muito que cor não ficaria bem em mim, que mesmo que eu gostasse e quisesse fazer era melhor não fazer porque não ia "destacar bem".

Sabemos que a sociedade tende a nos marginalizar por isso, como você lida com essas questões?
Já ouvi algumas vezes que tatuagem é coisa de bandido, de gente que não presta e não como uma menina como eu, que ficaria mais feio ainda, rude, vulgar.


Sobre os mitos das tatuagens em pele negra: quais as pérolas você mais ouve? Já recebeu alguma recomendação absurda pelo fato de ter a pele negra tatuada?
Sobre pérolas, uma vez na piscina me disseram (muito sério): "você não devia estar no sol, gastou dinheiro a toa com essa tatuagem, porque como você é mais escurinha, quanto mais sol pegar, mais ela vai sumir né? risos".


Sobre o preconceito e estereótipos já foi ofendido alguma vez pelas suas tatuagens?
Nós negros sofremos bem mais preconceito com isso, as pessoas se sentem no direito de interferir, apontar o dedo, encher o saco. Lidar com isso no começo é meio difícil, com os anos passando você se acostuma a ignorar, responder a altura, mandar pro inferno... 
Adoro imagens mais darks, diferentes, isso também ajuda um pouco a acentuar o preconceito com gente tatuada, principalmente negros. Apesar de ser secretária no meu local de trabalho ninguém interfere ou pede para esconder (como já fizeram antes) e nem olham torto, pelo menos da parte das minhas superiores. Tive sorte, sei que isso não é regra.
 

Enfim, eu não vou parar de me tatuar, fazer uma coisa mais "fofinha" pra não pegar mal e nem deixar de fazer algo colorido (caso um dia quiser) por ter a pele escura, tatuagem é pra negro sim fica lindo, fica foda e não podemos deixar de fazer algo que queremos pelo preconceito que isso acarreta, é por a cara no sol mesmo e ponto.




Quando você começou a se tatuar?

Minha primeira tatuagem eu fiz quando tinha 23 anos, em 2013. A segunda eu fiz em 2014 aos 25 anos.


Sobre o preconceito e estereótipos já foi ofendida alguma vez pelas suas tatuagens?
Lembro de uma situação em que uma senhora evangélica que me conhece desde pequena e é praticamente minha vizinha, perguntou porque eu fiz essa "imundice" no braço. Em outras ocasiões em lugares onde não me conhecem, olham com pavor ou admiração. Já notei uma se benzendo ao olhar para a minha tatuagem.

Sabemos que a sociedade tende a nos marginalizar por isso, como você lida com essas questões?
Quando eu decidi fazer a minha tinha plena consciência da mensagem do que as tatuagens transmitem, ao preconceituosos, principalmente. A primeira que eu teria que lidar seria com minha mãe e meu pai, que claramente reprovam. Pois para eles  “tatuagem é coisa de malandro/bandido/desocupado/maconheiro". Quando fui fazer a primeira, avisei pra minha mãe que ia fazer algo que ela não iria gostar (eu tava profundamente magoada com eles, então não me importei em agradá-los), o resultado foi o desgosto que ela passou a ter de mim mas eu já tava ressentida, não me importei com os sentimentos dela e o mesmo se aplica ao meu pai. Sobre lidar com a sociedade, eu era independente então não devia satisfação a ninguém, por isso tais preconceitos não me impediram de ir em frente. Outra questão que eu tinha consciência que teria que lidar, era saber que mulheres tatuadas estão relacionadas a promiscuidade ou lesbianismo. Sobre isso, eu já me considerava de mentalidade aberta.

Sobre os mitos das tatuagens em pele negra: quais as pérolas você mais ouve? Já recebeu alguma recomendação absurda pelo fato de ter a pele negra tatuada?
As pessoas até que não falam muitas pérolas. Mas olham espantadas ou admiradas. A única recomendação que recebi foi usar filtro solar.

Tatuagem é a única coisa que você vai levar para o túmulo. Tatuagem não faz de você criminoso ou bandido. Tatuagem é arte! E arte é liberdade de expressão e criatividade. 
"E quando você envelhecer?" Quando eu envelhecer vou ser uma velhinha descolada. E se você ficasse cego continuaria julgando as pessoas pela aparência? 
"Ele (a) tem tatuagem, então deve ser maloqueiro". Aparência não define caráter.


Ainda não encontrei nada mais gratificante neste meu novo trabalho do que ouvir os meus iguais, são vivências tão lindas e enriquecedoras que eu só posso agradecer essa parceira de vocês com o blog! Foi muito bom fazer estes posts, ouvir pessoas negras e sentir que não estou só neste mundo de loucuras!
Representatividade importa, inclusive para aprendermos a lidar com o preconceito e o racismo com um sentimento de "não estar sozinho".
Espero que tenham gostado do post tanto quanto eu!
Um agradecimento a todos que colaboraram e dividiram comigo e os leitores do blog as suas histórias, vocês e suas tatuagens são lindos!

Abraços a todos e até o próximo post!


2 comentários:

  1. Boa noite, adorei o blog, estou amadurecendo a idéia de uma tatoo! Mais pode me dizer se é verdade que tintas coloridas não aparecem em peles negras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheyla, que bom que gostou do blog. Fico feliz!
      Quanto ao negócio das tintas é mentira amiga! A perícia do tatuador é que vai influenciar na qualidade da tattoo. Neste outra parte do post (http://www.naveiadanega.com/2015/09/escurecendo-conceitos-pele-negra.html) tem a entrevista da Agnes em que o tatuador fez um trabalho mal feito e culpou a pele dela, anos mais tarde ela refez com outro profissional e adivinha? A tinta que não pegava, pegou! Amadureça a ideia sim, você vai amar! :)

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!