#Moda

LOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE

agosto 20, 2015

Hoje novamente estamos falando de moda negra, feita por negros e para negros. Eu passeando pelo Facebook conheci a página da Chant que vai ser a referência de hoje aqui no blog, conheçam a loja afro Maria Chantal!
A essência da Loja Maria Chantal é valorizar a nossa estética não só por fora, chega a ser quase um "carinho na alma", além das peças na página tem várias imagens de frases que a Chant escreve e compartilha diariamente na intenção de empoderar as mulheres negras, eu acho isso maravilhoso! A descrição da página no Facebook me chamou muito a atenção, afinal, não adianta só afrocentrar tem que haver essência para nos conquistar não é?

"Camisas e turbantes artesanais que enaltecem a cultura e estética negra. Tendo em vista que o racismo e as suas consequências são motivos da baixa autoestima da comunidade negra. Tenho como objetivo enaltecer a nossa auto estima, por meio de estampas que levam frases e ilustrações que nos representam da melhor forma possível. Todos os produtos são extremamente artesanais, o que os torna praticamente exclusivos. Faço cada um com muito carinho e amor, espero que gostem."
Trouxe para vocês conhecerem aqui no blog, algumas estampas da grife e na loja virtual que eu vou deixar o link ao final deste post tem muito mais que  vocês precisam conferir, inclusive para o público masculino!

Fotos: Chantal
LOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE

Em 2013 Chant criou uma marca com 3 amigos que cursavam Produção de moda junto a ela, a marca se  chamava Nada em Comum Customização e o foco era o público jovem feminino em geral. Ao longo do tempo os integrantes foram saindo e acabou sobrando apenas Chanti. Quando começou o curso de design gráfico foi proposto pra que cada aluno criasse uma marca pra algum conhecido que precisasse e uma das colegas, Stephanie Gonçalves, escolheu redesenhar a marca Nada em Comum CustomizaçãoJá que ela já estava atuando praticamente sozinha não haveria motivo pra continuar carregando o nome ‘Nada em Comum’ e então mudaram para o nome atual.

Foto: Leah Jane MuschLOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE 

Foto: Leah Jane Musch LOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE

Foto: Stephanie GonçalvesLOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE

Finalizaram a nova marca em Agosto, mas a atuação da marca Maria Chantal começou em Março desse ano com tutoriais de amarrações de turbantes no YouTube, ilustrações e recentemente as camisas.

Foto: Stephanie GonçalvesLOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE

Foto: Leah Jane Musch LOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE
Foto: Stephanie Gonçalves

Como já foi dito, o objetivo é enaltecer a autoestima da comunidade negra por meio de fotos ligadas a moda, ilustrações e frases que representem e a grife está em busca também de trazer para comunidade negra uma visão de África diferente daquela que aprendemos na escola àquela história que a supremacia branca faz questão de esconder como por exemplo, a questão do antigo Egito ser negro e não este Egito branco que insistem em representar na mídia. Carecemos muito de boas representações e não convém a mídia fazer isso, então a Maria Chantal é uma das que está fazendo.

Foto: ChantalLOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE

Fotos: ChantalLOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE
“Durante o curso de Design uma colega preta reproduziu racismo, chamou eu e outro colega de macacos. Isso acabou me aproximando mais ainda da militância por isso procuro por meio da marca também conversar sobre alguns assuntos que estão ligados a nós.”

Uma coisa legal é que a grife é altamente personalizável. Isso mesmo, você pode criar a sua frase, seu protesto ou mesmo enviar um pensamento para que a Chant transforme em estampa, assim outras pessoas poderão ver, gostar e usar também. Achei isso o máximo!

A estilista da grife deu uma entrevista pro blog, contanto um pouco sobre a sua visão de moda negra:

LOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE

Como você definiria "o lugar do negro" na moda e qual a sua opinião sobre como isso poderia ser melhorado?
O sistema em que vivemos expressa seu racismo em todas as áreas e na moda não seria diferente. Ainda estamos muito atrás das cortinas, precisamos estar debaixo dos holofotes. Não podemos nos saciar com as migalhas de 1 ou 2 modelos negros em um desfile precisamos de mais negros sendo empregados, estejam falando de " África" ou não.
Precisamos também conhecer estilistas negros, eles existem. Descobri a pouco tempo por intermédio de uma amiga a existência da estilista negra Ann Lowe, até então me inspirava em Chanel, mas agora eu me inspiro nela.

Na maioria das fotos as estampas são carregadas por mulheres negras, existem planos de expandir para o público masculino?
Sim. Na verdade as minhas camisas são unissex, apesar de ser o publico feminino quem mais consome. O que na verdade muda são os cortes. Mas em breve estarei fazendo estampas pontuais pro público masculino a auto estima do homem negro precisa ser enaltecida, ultimamente tem sido trabalhada apenas a auto estima da mulher.

Além da Maria Chantal, você tem outros projetos ligados a moda?
Não tenho mais nenhum outro projeto ligado à moda, mas tenho outros projetos por exemplo o Coletivo Black Flower que visa trabalhar a auto estima de crianças e adolescentes e oficina de customização de objetos.

Estilo é algo próprio e a Maria Chantal se mostra preocupada em valorizar as formas reais das mulheres negras, as suas modelos são "mulheres comuns" ou modelos profissionais?
São  mulheres comuns....rs. Na verdade na maioria das fotos sou eu mesma e Stephanie Gonçalves (minha irmã de alma).

Abaixo, estão os contatos da Grife para que vocês possam conhecer mais do trabalho e quem sabe usar e abusar? As peças são lindas e o trabalho dela é maravilhoso, vale a pena conferir!

CONTATOS:
FACEBOOK   |   INSTAGRAM   |   LOJA VIRTUAL   |   E-MAIL

Você também pode gostar disso

2 comentários

  1. Achei lindo o projeto e as peças. Entrei no site e amei principalmente a branca que tem o slogan do site. Desejo muito sucesso, pois tem talento e criatividade de sobra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas né?
      Eu quero tipo, todas rs!
      Que bom que gostou do post!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!

FACEBOOK

RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL