04 janeiro 2017

QUERIDAS MARCAS DE COSMÉTICOS NACIONAIS: MULHERES PRETAS TAMBÉM USAM BATOM

QUERIDAS MARCAS DE COSMÉTICOS NACIONAIS: MULHERES PRETAS TAMBÉM USAM BATOM
Porque anda é preciso brigar tanto por representatividade? Aqui mesmo no blog existem vários posts sobre isto, explicando da importância, mostrando exemplos, bons e ruins, demonstrando como fazer e principalmente como nunca fazer, mas ainda assim é preciso desenhar para as empresas porque faz parte de sua obrigação moral enxergar todas as etnias com igual importância.
Falando especialmente da indústria cosmética, por muitas vezes chego a pensar que eles tem total certeza de que nós, mulheres negras, não consumimos seus produtos, porque é fácil perceber o quão ignoradas somos nas publicidades, anúncios, nas revistas, na televisão e em quantos campos mais eles aparecerem.
Das marcas de cosméticos nacionais é praticamente impossível encontrar representatividade nas redes sociais, exceto quando uma ou outra lança uma coleção "exclusiva" com algum "morena" ou "exótica" embutido no nome e nós apenas engolimos esta "representatividade". Como consumidora com dinheiro que vale igualmente ao de mulheres não negras, o mínimo que espero é ter a alguma noção de como uma determinada sombra ou batom provavelmente vai se comportar na minha pele. Não venham me convencer aqui de que as marcas não sabem que em nossa pele as cores se comportam de forma diferente, o contraste altera a cor e tudo isto que nós já sabemos ou descobrimos da pior forma, que é comprando um batom maravilhoso na modelo branca que fica totalmente diferente em contraste com a nossa pele.


Ontem minha amiga querida, Nayara Garófalo (do Blog TW: Preta), me fez lembrar da Eudora, marca nacional que faz parte de uma rede onde outras bastante conhecidas e consumidas também integram e nada fazem para incluir representatividade em suas redes sociais. Embora eu prefira não consumir marcas nas quais eu não me vejo ou não fazem o menor esforço para terem representatividade às mulheres negras, hora ou outra eu sou obrigada à fazê-lo, afinal, fica difícil consumir apenas +MAC Cosmetics e +NYX Professional Makeup, não é mesmo? 






É basicamente disto que falamos ao cobrar das marcas que sejamos IGUALMENTE representadas em suas redes sociais e publicidades, porque nós mulheres negras temos tanto direito quanto as outras de nos enxergar com estes produtos. E, como já foi explicado anteriormente, faz muita diferença sim o tom de pele para a apresentação do cosmético, além das postagens apresentadas aqui não deixarem dúvidas disto. E, avaliando a última hipótese de que "é tudo igual" ou "dá tudo na mesma", porque é então que só temos demonstração de um lado? 
Pois bem, não é igual, como vocês puderam ver bem exemplificado, além de nos poupar um tempo valiosíssimo que é gasto entrando nas lojas nacionais e sendo ignorada pelas vendedoras ou tratadas com descaso, que é o que acontece comigo, além de outras leitoras relatarem isto na página constantemente, em 100% das vezes que entro em uma loja da +Eudora, do +O Boticário ou da +quem disse, berenice?.
Queridas marcas de cosméticos nacionais, mulheres pretas também usam batom. Por gentileza, adaptem-se. 

Um comentário:

  1. Ainda bem que essa realidade está mudando! Tô sentindo falta de você no meu feed do insta.Ta tudo bem? 😘😘😘

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!