08 junho 2016

MILITÂNCIA NEGRA, A SUA ESTÁ SEGUINDO A CARTILHA DO MOVIMENTO?

Muito se fala sobre "militância negra" nos dias de hoje e tenta-se muitas vezes criar uma espécie de cartilha onde utopicamente seriam incluídas todas as formas de agir e às vezes até classificando-as como mais ou menos importantes no cenário negro brasileiro. 
A MILITÂNCIA NEGRA - Partido Panteras Negras (Movimento Black Panther 1966 EUA)

Nosso país está entre as duas extremidades da luta contra o racismo e o preconceito: de um lado temos aqueles que lutam, brigam, buscam, procuram soluções e de alguma forma (estando ela na cartilha "militância negra" ou não) e na outra  ponta temos aqueles que não tem mais pudor ou vergonha de escancarar seu preconceito baseada na falsa alegação de "liberdade de expressão". Estando dentro deste cenário de verdades e "opiniões" escancaradas fica praticamente impossível então não ser militante de alguma forma.
Então, o que significa militância negra para você? Hoje, na minha concepção levantar da cama e colocar a cara negra na rua, já é uma militância e reconheço que posso ser considerada de sorte por esta ser a minha realidade, já que para muitos negros e negras brasileiros não é preciso sair de casa para ser dado como um sobrevivente nesta nosso "corre diário". Ser um negro militante é acordar, se olhar no espelho e não odiar o seu reflexo, seus traços e não falo apenas de cabelo falo também dos casos de automutilação que ainda acontecem na tentativa de parecer "menos negro", falo dos casos de suicídio e tentativas de por conta de preconceito e racismo que os negros sofrem todos os dias. Ser um negro consciente disto no Brasil por si só, já representa uma militância diária e pesada.
A MILITÂNCIA NEGRA - Partido Panteras Negras (Movimento Black Panther 1966 EUA)
A militância negra não se resume a nada que possa ser classificado ou "enquadrado" numa tabela e há de se reconhecer a importância de todas estas ações, há de se saber a importância de que todos os negros reconheçam e em sua área atuem na questão de alertar e serem ativos de alguma maneira. Há alguns dias, li um texto muito legal problematizando a questão do "empoderamento estético" tratando a famosa polêmica da geração tombamento dentro do movimento negro brasileiro e entre muitas coisas ditas uma das mais importantes para a minha leitura foi levar em consideração que o empoderamento estético tem sim extrema importância na vida dos negros pois não há como lutar pela valorização da vida e de pessoas iguais a você quando você se odeia primeiramente. Vale dizer também que não estamos com isso reforçando a ideia de que "faça bem ou faça mal o importante é fazer", isto é um pensamento imaturo diante de uma questão tão importante quanto ser um negro ativista de alguma forma, neste país. É fundamental sim entender que cada um de nós tem papel importante nesta sociedade e que as atitudes de cada um influenciarão no todo, seja de maior ou menor forma. Estar em movimento e ter consciência de que você pode ser militante em qualquer área da sua vida traz junto o entendimento de que seus atos tem um eco de enorme importância na vida do povo negro, vem daí a responsabilidade sobre agir de maneira coesa e coerente na busca do respeito para todos.
A MILITÂNCIA NEGRA - (Official Theatrical Trailer - THE BLACK PANTHERS: VANGUARD OF THE REVOLUTION)
 Afroeducar a população é necessário para que nos entendamos como um povo e como as ações individuais geram reflexos no coletivo, os atos que trouxerem resultado positivo podem e devem ser valorizados. Não existe portanto, uma "Cartilha da Militância Negra" a ser seguida afinal as atitudes e as ferramentas estão em constante transformação. Cabe a nós esperar sempre que estas mudanças sejam positivas e benéficas para o povo negro e repensar aquelas atitudes que prejudicam nosso crescimento. Ser negro no Brasil é ser um militante a cada respiro, a cada vez que você retorna para casa vivo, a cada vez que você consegue chegar a lugares que por séculos vem sendo negado ao nosso povo. Não existe um modelo desde que exista uma vontade de fazer o melhor dar certo, isto é o mais importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!