20 abril 2016

#VEDADASPRETAS: RE-EXISTIR NOS ESPAÇOS DE MÍDIA


Existir enquanto mulher negra, requer resistência e não é fácil viver, crescer e sempre estar pronta para a briga. Vivemos num mundo em que a mulher negra é sempre invisibilizada às vezes pelo machismo, muitas pelo racismo e na maioria das vezes pelos dois. O que conta no final é que as mulheres negras estão sempre em segundo plano no espaços, principalmente quando falamos de mídia.
As redes sociais tem funcionado como uma forma de "Mídia Alternativa" onde quem controla o que e como verá é o expectador e o YouTube pode ser considerado um destes poucos espaços em que o expectador tem um tanto mais de autonomia no conteúdo que absorve. A tv em que muitas mulheres negras tem encontrado representatividade tem sido o youtube e pensando nisto, algumas vlogueiras negras (e me incluo nesta lista) resolveram enegrecer uma playlist que já existe há algum tempo no YouTube: o VEDA!
VEDA é uma sigla gringa para "Video Every Day in April", ou seja, um vídeo por dia em todos os dias de Abril. Tem tema específico? Não tem, mas talvez a primeira intenção seja a de aproximar mais o público as vlogueiras e mostrar que nós também vivemos uma vida real. Não é fácil ter conteúdo para todos os dias de um canal mas, não perdemos nada em tentar. O caso é que, como em todos os espaços a mulher negra tem pouca ou nenhuma representatividade. Se pesquisarmos nos VEDAs do ano de 2015 (acontecem em Abril e Agosto), encontramos pouquíssimas youtubers negras (que se assumam e se afirmem negras, menos ainda. Daí então percebemos a importância de enegrecer mais este espaço da mídia.
Atualmente participam do #VEDADASPretas nove Youtubers negras e se você ainda não conhece, segue uma ótima lista para conhecer!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!