08 setembro 2015

ESCURECENDO CONCEITOS: PELE NEGRA TATUADA | PARTE I


Oi Pessoal, muito obrigada por estarem aqui, sempre fico muito feliz com tanta troca que está ocorrendo entre o blog e vocês! Bom, o assunto de hoje é pauta pessoal (risos) a pele negra e os mitos em torno das nossas tatuagens!

Na ocasião da minha primeira tattoo eu ouvi muitos palpites malucos e previsões insanas para a minha futura tatuagem, o preconceito já existe em torno dos tatuados e se o tatuado for negro então a coisa piora e o post de hoje é pra ajudar a desconstruir algumas coisas!


CUIDADOS COM A PELE RECÉM TATUADA (QUALQUER PELE, OK?)

Antes de fazer uma tatuagem a pele (negra ou não) precisa estar limpa, não sensibilizada e bem hidratada. Se você faz bronzeamento artificial por exemplo, isso deixa sua pele mais sensível, pode prejudicar a cicatrização e um acabamento perfeito da sua tatuagem. A hidratação da pele deve ser constante e se você pretende fazer uma tatuagem capriche nisto previamente! 


TENHA UM PROFISSIONAL DE CONFIANÇA que saiba muito bem o que está fazendo! Tatuagem é uma marca para sempre (a menos que você vá encarar o tratamento a laser para removê-la), além dos riscos que você corre se realizar o procedimento sem todos os cuidados higiênicos necessários!
USE O CURATIVO PELO TEMPO CORRETO pois a tatuagem é literalmente uma ferida aberta assim que você faz, por isso é importante protegê-la pelo tempo indicado pelo profissional (isso pode variar de duas até quarenta e oito horas) para evitar infecções, inflamações e problemas graves em sua tatuagem.
MANTENHA O LOCAL SEMPRE HIDRATADO PELA POMADA indicada pelo profissional. Eu quando fiz as minhas utilizei o bepantol, mas
a indicação da pomada é para manter o local sempre hidratado para que o ressecamento não prejudique a cicatrização da sua tatuagem!
EU SEI QUE COÇA, MAS NÃO COCE OK? Como eu disse a tatuagem é literalmente uma ferida em que foi depositada tinta e precisa fechar com essa tinta lá dentro, se você coçar vai impedir isso correndo o risco de ter uma tatuagem cheia de falhas depois da cicatrização e tendo que retocá-la. Você não vai querer passar por tudo de novo só porque não resistiu a tentação de coçar! A minha dica é, se sua pele estiver corretamente hidratada a coceira diminui consideravelmente.
NÃO PODE ARRANCAR AS CASQUINHAS tá bom? Eu sei que é tentador mas tenha cuidado, da mesma forma vai atrapalhar a cicatrização te trazendo riscos de infecções.
ÁGUA E SABÃO para higienizar a tatuagem é o ideal. Isso pode ser feito durante o banho mesmo e não precisa ser feito várias vezes ao dia. Deem preferência ao sabão neutro sem perfume para evitar qualquer possível alergia.
SOL E PRAIA enquanto está cicatrizando não é  recomendado ok? Evite o contato com areia, água salgada exatamente para evitar a proliferação de fungos. Lembrando que o protetor solar só deve ser usado na tatuagem depois dela estar completamente cicatrizada!


Sobre os mitos que envolvem a nossa pele tatuada existem vários e este post conta com vários tatuados da vida real falando de fatos sobre como a sociedade aplica o racismo na nossa pele desenhada...



Quando você começou a se tatuar?
Comecei aos 22 anos de idade, minha primeira tattoo foi uma clave de sol entre as máscaras que representam a arte de atuar.  

Sobre o preconceito e estereótipos já foi ofendido alguma vez pelas suas tatuagens?
Sim, minha família é extremamente conservadora e eles acreditavam que ter tatuagem era coisa de vagabundo, drogado e etc.

Sabemos que a sociedade tende a nos marginalizar por isso, como você lida com essas questões?
Apesar de ser muito difícil eu tento não ligar, acima de tudo procuro sempre me empoderar e passar por cima de todo preconceito. Porém, todas as minhas tatuagens são em lugares que não ficam totalmente expostos muito disso pelo preconceito que enfrento no trabalho, então acabo me policiando e nem sempre posso exibi-las como gostaria.

Sobre os mitos das tatuagens em pele negra: quais as pérolas você mais ouve? Já recebeu alguma recomendação absurda pelo fato de ter a pele negra tatuada?
Já ouvi que é difícil, que tinta não pega, que dá queloide, que a tatuagem não pode ser colorida, que dói mais que em uma pessoa branca, que apaga rápido, que os detalhes não apareceriam. Não me lembro de nada que não fosse referente ao preconceito, coisas do tipo tomar cuidado com a policia.

Em relação ao preconceito que sofremos, o que tenho a dizer é, eles terão de aceitar que apenas observem, pois nós estamos passando, nós somos lindos, nossa pele é linda, nossos cabelos e traços são lindos, nossas tatuagens são lindas!


Quando você começou a se tatuar?
Bom comecei a me tatuar com 19 anos e atualmente tenho 8 tatuagens todas com muito significado em minha vida!


Sobre o preconceito e estereótipos já foi ofendido alguma vez pelas suas tatuagens?
Em relação a ser negra e tatuada sempre rola aquele olhar diferente... Aqueles comentários tipo "ainda bem que a sua pele não é tão escura" mas quem me conhece sabe que eu nem ligo para o que falam afinal o corpo é meu e faço o que quero...

Sabemos que a sociedade tende a nos marginalizar por isso, como você lida com essas questões? E sobre os mitos das tatuagens em pele negra: quais as pérolas você mais ouve? 
No quesito trabalho eu não tive problemas pois meus chefes também são tatuados, mas tive problemas com uma ex sogra "querida", para ela o problema era eu ser negra mesmo mas quando ela viu pela primeira vez minhas tatuagens ela não disfarçou nem um pouco e soltou a pérola "nossa achei que em negros não aparecia" eu com toda delicadeza de uma mula disse para a querida "não só aparece como seu filho adora!".



Mas do resto eu levo na boa pois meu maior vício é a tatuagem não vou parar de fazer tão cedo... risos...


Quando você começou a se tatuar?
Fiz uma tattoo com 19 anos, não gostei ficou horrorosa, no mesmo local dessa. Quando a minha filha nasceu resolvi cobrir a tattoo e colocar o nome dela, foi o que fiz procurei um bom tatuador e mandei bronca. Percebi que é um conjunto excelente tatuador e bons materiais para ter uma boa tatuagem, a que tinha feita anteriormente sumiu da minha pele, ficou em alto relevo, sem cor.

E sobre os mitos das tatuagens em pele negra: quais as pérolas você mais ouve? 
Ouvi da pessoa que me tatuou pela primeira vez, que o branco jamais pegaria na minha pele (hoje a minha tattoo é sombreada de branco), que teria que retocar a cada 3 anos porque a pele negra some a tinta, que toda tattoo em pele negra fica com queloide...














Estou adorando a participação de vocês na página me deixando dividir suas vivências aqui no blog, por este motivo este post foi divididos em duas partes, a próxima será publicada amanhã com mais peles negras tatuadas, dicas e cuidados com a exposição ao sol e mar!

Se ficou alguma dúvida podem deixar aqui nos comentários que vou tentar responder!
Beijos e até mais!




3 comentários:

  1. Ola!! Eu adorei a postagem!!! Me auxiliou bastante com as dicas....queria saber se realmente nao há como fazer tatoo com efeito de aquarela em pele negra? Pergunto isso pq um "tatuador", me disse que nao apareceria na minha pele....fiquei um pouco desconfiada, alem de é claro, nao ter percebido nenhum trabalho em pele negra no portfólio dele..talvez tenha sido má vontade dele, pois a imagem que pretendia fazer nao requeriria tanto trabalho de aquarela....seriam apenas alguns detalhes....Gostaria de saber se realmente nao terei sucesso nessa minha busca ou se so perguntei a pessoa errada? Agradeo desde se puderem me auxiliar nesse projeto. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regiane, olha eu realmente não sei, mas vou postar sua dúvida lá na página e volto pra lhe responder ok?
      Mas eu já lhe adianto que eu acho que é papo de quem não sabe trabalhar. Nossa pele não impede nada, desde que o tatuador saiba o que está fazendo!
      Venha sempre ao blog, é um prazer ter as pretas por perto!
      p.s.: você é linda *-*

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!