14 agosto 2015

#MODA: NEGROS DE GRIFF - GRIOT


Oi gente, como vocês estão? Espero que afrontando e resistindo sempre!

O assunto de hoje é moda e eu não me canso de falar que o ato de admirar a nossa estética é a maior prova de empoderamento que podemos dar visualmente falando, quando eu olhava os desfiles de moda no jornais e na tv (porque era o mais próximo de moda que eu chegava) eu sempre enxerguei mulheres brancas, traços finos, cabelos lisos, quadris estreitos, barriga chapada... e o que isso tem a ver comigo? Nada nem! Confrontar estes padrões de beleza e imprimir nossa marca em todos os espaços deve sim fazer parte da nossa resistência, enegrecer os espaços acadêmicos da moda por exemplo é um ato necessário! Eu tenho pessoas de todo o Brasil no meu Facebook pessoal e lá na página e eu tenho visto cada vez mais pretos e pretas se vestindo bem, com estilo próprio e sem a necessidade de embranquecer pra se sentirem encaixados.
Exatamente por ter tantas pessoas de locais diferentes no Facebook que eu vejo de tudo e foi assim que eu conheci a página GRIOT desde então sou completamente apaixonada pela página e principalmente pela proposta a que ela se dedica. Dá só uma olhada na Bio da marca:
GRIOT - Desde criança apaixonado por arte, Rafael vulgo 'raffaarts', conheceu a arte Urbana (graffiti) e ao longo dos anos foi buscando um estilo. Em 2013 começou a rabiscar umas figuras negras em seu sketchbook e postar nas redes sociais, sem pretensão. Começaram a vir comentários positivos, que aqueles desenhos virariam ótimas estampas. Por já ter trabalhado como modelo e em loja de roupas, Rafael viu que faltava uma representação da beleza negra. Em 2014 produziu sua primeira estampa, criando sua marca ainda sem nome. Conversando com seu primo sobre a cultura negra chegaram ao que hoje é o nome da marca. Assim nasceu a marca GRIOT.
GRIOT é como são chamados os contadores de historias na África. GRIOT tem como base referencias étnicas e urbanas... Estampas com riqueza de detalhes e que transmitem uma mensagem.
As estampas são lindas e eu trouxe pra blog algumas fotos da página que eu mais gostei para que vocês possam ir conhecendo o trabalho. Toda essa pegada urbana e as referências vindas da arte de rua ficam super evidentes nas fotos e eu acho isso fantástico!

Foto: Rafael Faustino
Foto: Cauê Nascimento
Foto: Rafael Faustino


Moda é isso, é rua, é dia-a-dia, é o que de fato dá para usar em corpos e mulheres reais. Eu penso que só o fato de ser mulher negra vestindo estilo você já incomoda, vestindo moda feita para negras então?
N E M   I M A G I N E  O  T A M A N H O   D O   L A C R E !

Fotos: Rafael Faustino

Foto: Rafael Faustino

Foto: Rafael Faustino


Uma proposta bacana da GRIOT é mostrar que a moda pode ser simples sem deixar de ser moda, você não precisa necessariamente gastar vários salários mínimos para ter um guarda-roupas completo e que funciona! Olha que proposta bacana nessa imagem:
Fotos: Rafael Faustino


Eu fiquei apaixonada, isso está salvo no meu celular, serve de inspiração e essa é uma outra dica super bacana que eu recebi de uma amiga e hoje tem sido bem útil: viu um look que você achou bacana? Guarde isso e você pode reproduzir depois, com suas próprias peças e se sentir tão linda quanto!

O Rafael Faustino criador da Griot, deu uma entrevista bem legal para o blog, a respeito da sua visão sobre a moda:
Como você definiria "o lugar do negro" na moda e qual a sua opinião sobre como isso poderia ser melhorado?

Já trabalhei um tempo como modelo e desde aquele tempo é muito difícil, chegava em trabalho que só eu era negro. Mesmo com tantos profissionais negros na área ainda é muito difícil, consumimos os produtos e não temos espaço pra representa los tanto no fashion quanto na publicidade. Quando criei a Griot foi pensando em tentar mudar esse cenário, fazer ensaios que mesmo na minha limitação fossem bacanas e mostrassem que o negro tem muito talento sim, está ligado na moda e é lindo.

Na maioria das fotos as estampas são carregadas por mulheres negras, existem planos de expandir para o público masculino?

Existe sim, já tenho algumas estampas mas estou resolvendo algumas coisas de confecção.

Além da Griot, você tem outros projetos ligados a moda?

Na verdade todos interligados, também faço ilustração e pinto quadros.

Estilo é algo próprio e a Griot se mostra preocupada em valorizar as formas reais das mulheres negras, as suas modelos são "mulheres comuns" ou modelos profissionais?

Algumas são modelos profissionais e outras não. Os ensaios da Griot não tem um padrão, todas que tiverem despostas a abraçar a causa é bem vinda tanto que já fizemos com baixinhas, altas, carecas... O último ensaio foi Plus, com uma amiga que é maquiadora!!


Abaixo eu vou deixar todos os contatos da GRIOT e vocês podem conferir mais desse trabalho lindo. Eu amei conhecer a grife e espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu!

FACEBOOK  |  E-mail  |  Telefone de Contato: 1198330-9686

Beijinhos e até a próxima!




2 comentários:

  1. Lindas as estampas e as fotos e mais lindas ainda as modelos! Quero mesmo uma, pode? *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Patrícia eu também estou apaixonada por todas elas! E pode querer todas gata, vai arrasar! :)
      Entra em contato com o Rafael lá pela página ou por telefone, quem sabe se disser que viu aqui no blog rola um precinho amigo?
      Beijos e volte sempre ao blog!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!