17 julho 2015

AS PESSOAS NEGRAS E SUAS REFERÊNCIAS: REPRESENTATIVIDADE PARA QUEM?

Sim, eu sou a louca da representatividade. Sou a louca que sai procurando negros em novela, filme, seriado, desenho animado, revista, livro, roupa, blogs... em tudo, porque isso importa e muito, além de criar no nosso imaginário uma outra posição para pessoas negras, que comumente são colocadas em posições de subordinação nas suas representações.
Quando eu era criança a maior representação negra que havia na TV eram as empregadas e os escravos, daí em diante foram surgindo as prostitutas, as amantes e qualquer negro que tenha crescido na década de 90 pode confirmar isso, foram tempos difíceis para nós.


Em 2000/2001 surgiu o Super Choque, personagem principal que ele não era ajudante de ninguém, não era capacho de ninguém. Super-herói negro, com família negra, poderoso, "dava choque", eu achava o máximo e realmente naquela época isso era o máximo. Por isso hoje eu considero tão importante valorizar e expor aqueles que nos representam de forma positiva. Então, hoje, quem anda nos representando na mídia?


Karoline dos Santos Oliveira nasceu em Curitiba em janeiro de 1987, mais conhecida como Karol Conka, é uma rapper compositora brasileira. Considerada uma das principais representantes do Rap feminino dos últimos tempos no país, sendo indicada a "Aposta" no VMB 2011. Começou sua carreira em um concurso escolar, até gravar sua primeira música demo, colocando suas canções em seu myspace oficial e mais tarde fazendo uma parceria com o rapper Projota, na canção "Não Falem!". Outra música que eu amo da Karol é a “Tombei”, o clipe é um tapa bem dado na cara da sociedade, rs!

Música “Preta” – Vítor Delatorvi e Marvin Pires, Conheci os meninos por causa dessa música M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A que alguém me apresentou num grupo do facebook! A música é linda, exalta a nossa estética, nossa beleza, a valorização dos nossos traços, tudo de bom! E quando conheci melhor o Vítor Hugo trocamos uma ideia bem legal no Encrespa Geral BH e eu fiquei ainda mais apaixonada com os projetos e ideais desse rapaz. Vale muito a pena conhecer esse trabalho!


Cada um na sua casa, a sinopse do filme: “O planeta Terra foi invadido por seres extra-terrestres, os Boov, que estão em busca de um novo planeta para chamar de lar. Eles convivem com os humanos pacificamente, que não sabem de sua existência. Entretanto, um dia a jovem adolescente Tip (Rihanna) encontra o alien Oh (Jim Parsons), que foi banido pelos Boov devido às várias trapalhadas causadas por ele. Os dois logo embarcam em uma aventura onde aprendem bastante sobre as relações intergalácticas.” Trailler do Filme. Um filme super fofo que eu levei meu filho para assistir SÓ PORQUE A PERSONAGEM PRINCIPAL É NEGRA. Sim, foi só por isso! Mas o filme é ótimo e muito divertido para as crianças, eu inclusive consegui me emocionar!

Representatividade importa sim, faz diferença sim! Para que nossas crianças pretas cresçam sabendo que nós podemos estar em todos os lugares que quisermos!

2 comentários:

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!