30 abril 2017

"QUERIDA GENTE BRANCA", COMO VOCÊS LIDAM COM O RACISMO?

"QUERIDA GENTE BRANCA", COMO VOCÊS LIDAM COM O  RACISMO?
Querida gente branca foi ao ar na NETFLIX, no último final de semana, mas mesmo antes disto a série já vinha dando o que falar, principalmente, por várias pessoas brancas reclamarem de algo semelhante ao "racismo reverso", na concepção destas pessoas, apontar o racismo nelas é uma forma de ser racista com elas. Curioso, não acham?
Bom, mas para aquelas pessoas brancas que conseguem transcender o egocentrismo étnico e passam a ver a série como uma referência na melhora de comportamento, pode significar um crescimento pessoal incrível. No entanto, este post não é para dar **spoillers** da série, mas, para falar de uma outra discussão que aconteceu este mês no meu canal do youtube: COMO A BRANQUITUDE DEVERIA SE RELACIONAR COM O RACISMO?
Pois é, conviver com pessoas diferentes de nós, nem sempre é bom, mas em algumas vezes é possível encontrar no nosso meio, pessoas que mesmo pertencendo a branquitude, fazem questão de refletir seus privilégios e falar, de dentro da sua vivência, para desconstruir os seus iguais. Não são todos, óbvio, mas pessoas lidas no Brasil como brancas podem sim usar do seu privilégio social para contribuir na luta contra ao racismo.
Foram três vídeos com a Carina Bento, para discutir a questão de como ela, enquanto mulher lida como  branca, se posiciona diante do assunto e as maneiras que hoje ela tem buscado para contribuir na luta, sem invadir espaços de fala. 
Espero que vocês gostem da discussão, do caminho escolhido para abordagem e estejam à vontade, para deixar suas sugestões, críticas educadas e o feedback.

"A branquitude frente o racismo" (Parte I)

"Lidando com o privilégio branco" (Parte II)

"Como não ser uma pessoa racista" (Parte III)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!