10 maio 2016

CAFÉ DAS PRETAS: PARTILHAR É SE CURAR UMA NA OUTRA


Acontece hoje logo mais a noite em Belo Horizonte o segundo "Café das Pretas", idealizado e realizado pelas mulheres do Coletivo "Pretxs em Movimento", do qual eu também faço parte.
Já faz algum tempo que coletivos de mulheres negras vem se organizando para discutir "internamente" as questões do machismo e de como podemos pará-lo dentro da comunidade negra, porém nós sentimentos a necessidade de envolver (na medida do possível) os homens negros nesta discussão.
Ainda que nós saibamos que o machismo é uma das bases que sustenta o modelo de sociedade em que vivemos atualmente e que os homens se beneficiam disto não adianta que nós tenhamos conhecimento disto apenas, é preciso que eles saibam e se estiverem dispostos entrem num processo de desconstrução disto.


O projeto "Café das Pretas" nasceu dentro deste coletivo que tem como propósito fazer com que homens e mulheres negras ocupem de forma IGUALITÁRIA espaços na política e acho que um ponto positivo é que os homens deste grupo estão (ou pelo menos parecem bastante) dispostos a caminhar junto com as mulheres e entender que o respeito a figura feminina é uma das coisas que nos fará sair do lugar que consideram "lugar do negro" na sociedade atual.
O evento de hoje é uma roda de conversa mediada em que as mulheres negras falam e os homens ouvem para refletirem sobre o seu lugar de abusadores em muitas relações, por exemplo. Espaços assim são raros de existir porque geralmente quando as mulheres param para para apontar aos homens o seu machismo e outras características negativas, logo são apontadas de loucas, exageradas, entre outros adjetivos que buscam apenas tirar a credibilidade das nossas pautas que são tão pertinentes.
Está em Belo Horizonte? Então venha tomar este café conosco, será um comecinho de noite muito agradável para trocarmos experiências, carinho, afeto e buscar entre nós e com os homens, soluções para um dos problemas que mais nos afetam atualmente: o machismo. O encontro será no Espaço Negras Ativas que fica localizado a Rua da Bahia, 573, 7° andar, sala 703 no Centro de Belo Horizonte e vai começar às 18:30 horas. Teremos lanche coletivo e todxs podem ficar a vontade para contribuir. Vamos lá trocar amor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!