22 outubro 2015

MULHER NEGRA: A CONSTRUÇÃO A AUTOESTIMA


Oi mulheres, tudo bem com vocês? É sempre ótimo ter cada uma de volta ao blog e receber o retorno das manas de que estou fazendo um bom trabalho! O assunto de hoje é especial e delicado mas que precisa ser discutido sempre e a cada dia para que isso seja natural nas próximas gerações de mulheres negras.
As pretas da minha geração cresceram ouvindo muitas piadinhas racistas que massacraram a nossa autoestima, comentários sem nenhuma razão de serem engraçados ou normais mas que, por vivermos numa sociedade naturalmente racista, foram normalizados e colocados como algo que deveríamos ser consideradas culpadas. Ficou instituído então que a mulher negra não poderia ser considerada bonita, não dentro dos padrões eurocêntricos da sociedade brasileira, assim quando vinham os elogios eram sempre dizendo "Nossa como você é uma negra bonita!", sempre ressaltando que é incomum ou como eles gostam de dizer "exótico", uma mulher negra ser bonita. 
A construção da autoestima da mulher negra tem importância além daquilo que vemos no espelho, atualmente mais de 60% das vítimas de violência doméstica são mulheres negras, sabemos que uma mulher que é manipulada pelo seu agressor geralmente além da violência física sofre de violência psicológica e o agressor tem como arma o racismo aliado ao machismo. Usa dos nossos traços ou características para ferir e dar a mulher negra a sensação de que a estética dela é completamente rejeitada pela sociedade logo, ele pode ser considerado um salvador por "aceitar" aquela mulher cujo a estética é desprezada por muitos.
Por muitas vezes, nós mulheres negras não acreditamos na nossa beleza exterior exatamente por todo este "trabalho bem feito" da sociedade em tornar desprezível todos os nossos traços. Quantas vezes vocês já ouviram alguém dizer que não gosta do próprio nariz, ou o quadril, ou os lábios grossos? São todas características da nossa raça que fomos sistematicamente ensinadas a achar visualmente "feias". Quanto mais escura a pele, mais a dificuldade em ser considerada beleza padrão e é isto que precisamos nos esforçar para mudar, principalmente em relação as nossas crianças!

Rainha do Mundo, Lupita! Ressignificando a beleza da mulher preta!
A Gabi Oliveira do Canal DePretas tem um vídeo ótimo sobre O QUE NÃO DIZER QUANDO NASCE UMA CRIANÇA NEGRA e é bem útil, porque realmente é um excelente ponto para começar a tratar, desconstruir e desenvolver em nós!
Precisamos trabalhar em conjunto para o fortalecimento da nossa autoestima individual e de todas as irmãs, só assim conseguiremos transmitir isso as próximas gerações de mulheres negras! 
Voltem sempre ao blog. Beijos e até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!