15 abril 2017

COMO ENTENDER O SEU PERÍODO FÉRTIL E CONHECER SEU CICLO MENSTRUAL

Muitas mulheres tem dúvidas de como entender o próprio corpo e, um dos temas que causa mais confusão é o tal "período fértil". Além de todos os métodos contraceptivos não naturais, existem outras formas de controlar a natalidade e, caso você conheça MUITO BEM o seu corpo, a boa e velha "tabelinha" pode ser usada como contraceptivo exclusivo.
Algumas ressalvas precisam ser feitas em relação à este método, além de exigir da mulher um alto nível de conhecimento do seu corpo, é preciso que seus ciclos menstruais sejam rigorosamente regulares, pois as datas são fundamentais para que o método funcione e, um dia a mais ou menos podem ser decisivos e acabarem resultando numa gravidez indesejada.
Entender o ciclo menstrual é o primeiro passo pra compreender o que é e quando será o seu período fértil. Usarei nesta postagem, como exemplo, um ciclo de vinte e oito dias, mas, segundo a maioria dos médicos, ciclos regulares podem ter de 21 à 35 dias sem serem considerados anormais. 

O que é o ciclo menstrual? É o período compreendido entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro dia da próxima menstruação. Ou seja, se no mês de março sua menstruação chegou no dia 02 e a próxima no dia 30, o primeiro dia do seu ciclo é o dia 2 e o último dia 29, dia 30 começa um novo ciclo. Isto quer dizer que este ciclo teve a duração de 28 dias.

Entendendo seu ciclo menstrual e seu período fértil
Para poder confiar na contagem do seu ciclo, é preciso fazer um apanhando de pelo menos 3 meses consecutivos e encontrar um "padrão" no intervalo, para considerá-lo confiável. 
Depois de observar o seu ciclo, tendo certeza da média dos dias, é possível localizar nos dias o seu período fértil e se proteger de maneira mais efetiva nestes dias (preservativo, por exemplo).


Entendendo seu ciclo menstrual e seu período fértil
O período fértil é, geralmente, contado como 3 dias antes e 3 dias após o "grande dia". O tal dia fértil é, geralmente, o meio do ciclo, ou seja, se seu ciclo tem 28 dias, o "meio do ciclo" será o décimo quarto dia. Assim como com um ciclo maior, 35 dias por exemplo, o meio será o 17º dia. Desta forma, na metade do ciclo, em média, três dias antes e três dias depois são considerados "seu período fértil". O período do mês em que há maior probabilidade biológica de engravidar.
É claro que cada corpo é único e é preciso estar atenta aos sinais para compreender suas variações, tem também as mulheres com problemas de saúde e estes podem influenciar a duração do ciclo, bem como o acontecimento do período fértil.
Para entender melhor e saber mais sobre a importância de conhecer seus ciclos, tem vídeo no canal:


2 comentários:

  1. Lívia! Adorei o texto, aliás adoro sempre! Parabéns pelo seu trabalho. Deixa eu te perguntar, estou pensando em mudar de pílula pra injeção no período de amamentação. Você sabe se é prejudicial? Estou pensando em usar o Cyclofemina, entrei até no site (http://cyclofemina.com.br) pra saber mais informações mas não encontrei sobre isso. Obrigada pela atenção e sucesso sempre! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joana, tudo bem? Eu tomava injetável no período da amamentação, mas só o ginecologista vai poder lhe informar o nome do mais indicado. Para quem está amamentando, o AC tem que ter uma dosagem hormonal melhor, para não interferir na qualidade e nem na quantidade de leite, então o mais recomendado é procurar um médico que possa lhe dar a receita. Até porque, AC injetável, só com prescrição médica!

      Beijo, obrigada pelo carinho, de verdade <3

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica ou feedback!